Conservação e geração de conhecimento

Conservação e geração de conhecimento

Viver uma experiência de proximidade com a natureza, por meio do cheiro, do toque e dos sons, sem dúvida é a melhor maneira de se conectar com o meio ambiente. É desta forma, a partir de nossos parques (localizados no Pará, Maranhão e Espírito Santo) e da Reserva Natural Vale (Linhares-ES), que conseguimos proporcionar uma experiência única aos nossos visitantes. Eles aprendem, de maneira didática, sobre importantes biomas brasileiros, como a Amazônia e a Mata Atlântica, e entendem o seu papel para a conservação destes ecossistemas. No total, os parques da Vale ocupam uma área equivalente a 163 campos de futebol e recebem, anualmente, mais de 400 mil visitantes.

 

Um dos pontos que fazemos questão de abordar nestas visitas guiadas é a diversidade brasileira de ecossistemas, uma grande riqueza que temos. Mais de 60% do território nacional ainda é coberto por vegetação nativa. As florestas brasileiras abrigam uma biodiversidade incrível que têm um papel fundamental na esfera social, ambiental e econômica. Por quê? Porque as florestas são ambientes que prestam um serviço ambiental muito importante, como regulação e fertilização do solo, oferta de água; além de nos oferecer uma beleza cênica espetacular. A floresta ainda nos oferece uma série de matérias-primas, que vão desde a madeira para a construção civil até outros componentes como óleo para produtos medicinais e alimentos.

 

Enfim, a floresta em pé é o que viabiliza o nosso bem-estar e sobrevivência. Cada um pode fazer a sua parte sendo um consumidor consciente e nós, que atuamos na área ambiental, temos que ser profissionais responsáveis. Como consumidores, muitos produtos que usamos no nosso cotidiano são de origem florestal (embalagens, lápis, móveis, portas etc.). Então, com isso, a gente pode pesquisar e buscar produtos que venham de florestas manejadas, de empresas certificadas, que tenham um compromisso ambiental.

 

A Reserva Natural Vale (Linhares-ES), por exemplo, que é um dos grandes remanescentes de floresta de tabuleiro – uma das formações mais ameaçadas da Mata Atlântica. Neste local, desenvolvemos um amplo programa de educação ambiental que envolve toda a comunidade vizinha. Também mantemos uma relação bem próxima com universidades e pesquisadores sob o ponto de vista de pesquisa de conservação de espécies ameaçadas, com um herbário que é reconhecido nacional e internacionalmente.

 

Além disso, temos uma série de pesquisas em andamento, em parceria com importantes universidades, traduzindo tudo isso para além do conhecimento científico, mas também um conhecimento local quando a gente repassa essas informações para os visitantes. Então, é a Vale gerando conhecimento sobre a biodiversidade que ela preserva e compartilhando isso com as pessoas. Uma missão que ultrapassa puramente nosso trabalho de educação ambiental, pois buscamos enriquecer a produção de conhecimento científico no Brasil, a partir das áreas que conservamos.

 

Ivan Maglio

Eng Civil e Dr em Saúde Pública. Urban Planner. Post Doctoral Researcher at FAU-USP. Pós Doutor pelo Instituto de Estudos Avançados - IEA - USP - Programa Cidades Globais

7 a

Parabéns Gleuza. Super importante essa iniciativa. Um grande abraço do Ivan Maglio.

Naiana Silva de Lima ♻️💦🧯

Mestre em Engenharia | Pós em Engenharia de Segurança do Trabalho | Engenheira Ambiental | Química | Consultora Ambiental | Higiene Ocupacional | Instrutora em treinamentos técnicos

7 a

Gleuza vc sempre trabalhando em prol do meio ambiente e da sociedade ! Parabéns

Parabéns Gleuza! Parece algo simples, mas falar de Meio Ambiente, Preservação de Espécies, Cuidados com as Águas, e outros temas correlatos, em qualquer empresa onde o foco é a extração, ou transformação de bens naturais, é extremamente difícil. Parabéns a Você a todos os demais Técnicos que criam esta condição de equilíbrio entre o Produzir e o Proteger.

Flavio Cafe de Castro

Estudos e serviços ambientais | Geologia I Gestão do Conhecimento

7 a

Olá, Gleuza, tudo bem? E as RPPNs no Quadrilátero Ferrífero?

Gabriela Ataíde

Gestora de Projetos Sociais | Fortalecimento de Conselhos de Direitos | Programas Sociais e Socioambientais | Recursos Incentivados | Investimento Social Privado | ESG

7 a

Vanessa Rebello good job

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos