Constância X Perfeccionismo
A cultura do perfeccionismo está por toda parte. Buscamos uma vida “perfeita”, uma família “perfeita”, um trabalho impecável ou a beleza inatingível. Sabemos que esses conceitos não existem. Todavia continuamos conscientemente nos iludindo, porque a nossa sociedade nos criou assim, para sermos inseguros quanto aos defeitos, as falhas e as derrotas. Para algo ser bom, não precisa ser perfeito.
O empreendedorismo me ensinou isso muito bem. Se eu mirar no inatingível é claro que vou sair derrotado, se o perfeito não existe não dá para acertá-lo. Aprendi que se eu mirar no melhor que eu puder oferecer, eu acerto. O resultado é imperfeito porque somos seres imperfeitos.
Porém, é importante lembrarmos que somos mutáveis e precisamos evoluir. Então, se continuarmos trabalhando vamos aprimorando os resultados, e cada vez entregamos uma versão melhor. De tudo que produzimos, mas também de quem somos.
Se pararmos para pensar vemos que a perfeição não é flexível ou empática, mas é irredutível e fechada. Entretanto, para crescermos precisamos muito mais das duas primeiras...
Prefiro acreditar que essa cultura pode mudar. Ao invés de prezar pelo perfeito, vamos prezar a evolução, a constante busca pela nossa melhor versão. Por mais que algo pareça perfeito, sempre pode sofrer alterações, críticas, julgamentos. Nunca saímos ilesos. Mas é só assim que nos colocamos disponíveis para evoluir.
Contemplo - IA e Robótica na gestão empresarial / professor
3 aExcelente, Victor Reis! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 A melhora contínua em busca da excelência, imagino que deva ser mais saudável do que a busca inglória pela perfeição!