Constelação sistêmica, familiar e organizacional
Perguntas e respostas

Constelação sistêmica, familiar e organizacional Perguntas e respostas

Com a Constelação Sistêmica é possível dar passos no sentido de dissolver o que se apresenta como origem de questões por vezes difíceis e conflitivas em sistemas familiares e organizacional.

O método se baseia em leis naturais das relações da vida, que foram preconizadas como fundamentais a todo tipo de vinculação: Ordem (o respeito à hierarquia no sistema), Pertencimento (o movimento de dar lugar a todos) e Equilíbrio entre o dar e receber.

A base da atuação da Constelação consiste no reestabelecimento do fluxo natural da energia amorosa dentro do sistema, indicando um caminho em prol da superação.

É um trabalho científico, não relacionado com doutrinas religiosas e/ou filosóficas. O todo tempo o cliente permanece consciente, atento ao que se apresenta e é convidado na observação do fenômeno a trazer o entendimento relacionado com a questão central apesentada como tema da constelação naquele momento.

Em nossa experiência lidamos com conflitos dentro de empresas, que à luz de uma abordagem sistêmica trazem à tona o caminho do progresso, de forma harmoniosa.

Da mesma forma, quando lidamos com questões pessoais, nas dinâmicas de relacionamento humano e também em temas profissionais associadas à carreira, que são desbloqueadas com a compreensão do que age como pano de fundo.

Preparamos um conjunto de esclarecimentos sobre este assunto, tão novo, complexo e instigante.

O que é constelação sistêmica?

É um método de ajuda para a vida na abordagem sistêmica e fenomenológica, sistematizado pelo alemão Bert Hellinger, na década de 80.

O termo constelação se refere ao lugar ocupado por um indivíduo no sistema que integra. Na constelação revela-se as dinâmicas ocultas do sistema familiar do indivíduo que influenciam suas escolhas de vida, tornando possível enxergar com mais amplitude sua história pessoal, visualizar o que precisa ser mudado em sua postura e que lhe traria um comportamento mais saudável em sua vida. 

Onde pode ser aplicada a constelação sistêmica?

Atualmente é utilizada em diversos campos de atuação: Famílias, Escolas, Empresas, Judiciário e em questões pessoais como carreira, sucesso e relacionamentos.

Quais os benefícios de uma constelação?

Um dos maiores benefícios da Constelação Familiar é trazer, para o consciente as dinâmicas que estão agindo em nossa vida e trazendo dificuldades para seguirmos adiante. Ainda podemos dizer que:

- Facilita compreensão das dinâmicas ocultas que aprisionam e bloqueiam o crescimento pessoal e da organização.

- Possibilita compreender as influências que os sistemas exercem sobre nós e vice-versa, permitindo ao participante uma nova postura e forma de atuação.

- É possível se conectar com as raízes dos problemas de forma efetiva em curto espaço de tempo.

É um trabalho de natureza profunda, na busca de esclarecimentos. Os resultados surpreendem, gerando abertura para uma reorientação em direção ao crescimento.

Como acontece o trabalho com constelações?

A partir de uma questão que é apresentada pelo cliente, escolhemos representantes para alguns elementos que fazem parte do sistema e os colocamos em relação aos outros. A partir da colocação desses representantes, acessamos um campo de energia que nos mostra onde se encontram as dinâmicas ocultas naquele sistema. O representante se conecta ao que ele representa e passa a perceber no corpo sensações e sentimentos vinculados ao elemento e os compartilha com o facilitador. A constelação segue com o movimento dos representantes e o facilitador observa as relações entre eles na busca de uma posição de maior entendimento e força para o cliente e o sistema.

Para que serve a constelação sistêmica, na área pessoal e profissional?

A técnica das constelações serve para todo tipo de conflito pessoal, interpessoal, problemas de saúde, vícios, traumas.

Dificuldades com parceiros, filhos e pais.

Também questões profissionais como insucesso na carreira, indecisão, insegurança.

Questões relacionadas à falta de prosperidade, medos, repetições de padrões.

Em uma empresa que tipos de temas podem ser trabalhados por uma constelação?

• Dificuldades Empresariais;

• Redirecionamento de Carreira;

• Processos de Sucessão;

• Conflitos em Empresas Familiares;

• Lançamento de novos produtos e serviços

• Composição societária da empresa e alto escalão

• Processos de Tomada de Decisão;

• Impedimentos para realizar-se com abundância e sucesso;

Quem pode solicitar uma constelação?

O próprio cliente, sempre. Ou seja, uma pessoa não pode fazer constelação por outra.  Os pais podem trazer questões associadas aos filhos, quando menor de idade.

Se for uma constelação organizacional, quem pode solicitá-la é o responsável pela empresa. Um colaborador, gerente ou administrador pode olhar a parte que lhe pertence, da mesma forma que em casos de somente um dos cônjuges, pais com filhos adultos, educadores e atores no judiciário.

Um casal pode fazer a constelação junto, quando for tema em comum no relacionamento. Quando um dos cônjuges procura o trabalho sozinho, pode olhar a parte que lhe pertence, pois cada pessoa somente pode constelar o seu próprio sistema.

Quando devo fazer uma constelação empresarial

O momento certo o cliente que define, porque é dono da sua história e sabe a hora que é preciso pedir.

Geralmente o pedido vem em momento de conflitos pessoais, conjugais e profissionais. Por outras vezes o cliente traz questões financeiras, dificuldades societárias, questionamento no momento da sucessão empresarial, necessidade de orientação para tomada de decisão, entre outros.

Perguntas centrais que norteam o trabalho: Há algo que quero olhar com uma dimensão sistêmica, além das aparências?  Qual a justa razão para o que acontece na minha empresa?  o se fazer o trabalho sistêmico, a justa razão se evidencia e por ela, se mostra o caminho da solução.

Qual a duração de uma constelação? Pode ser feita online?

A aplicação é individual ou em grupo, geralmente em uma única sessão por tema de trabalho.

O tempo estimado são 2h.

Pode ser feita presencial ou online.

Qual a base científica do método das constelações?

Após uma vida de contemplação, meditação, ensino e terapia, sempre em busca do crescimento interno, na decáda de 80 Bert Hellinger estruturou a Constelação Sistêmica como uma “colcha de retalhos” reunindo entre diversos outros, os principais conceitos abaixo:

·        Transmissão transgeracional e alma coletiva de Freud;

·        Inconsciente coletivo, vida psíquica dos antepassados e consciência individual condicionada por fatores herdados, de Carl Gustav Jung;

·        Cura pela ação dramática do Psicodrama, de Jacob Moreno;

·        Esculturas humanas ou família simulada, de Virgínia Satir;

·        Campos morfogenéticos, de Rupert Sheldrake

Saiba mais...

Que outras perguntas podemos responder a você sobre as constelações?

Fique à vontade para fazer contato e buscar mais informações.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Integrada Soluções Empresariais

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos