Construa seu propósito!

Construa seu propósito!

O professor Michael Steger, fundador e diretor do Centro de Significado e Propósito (Center for Meaning and Purpose) da Colorado State University, constatou em suas pesquisas que as pessoas desejam entender suas experiências e obter clareza sobre si mesmas, identificando algum senso de propósito em suas vidas.

Ou seja, as pessoas querem saber qual o significado de suas vidas e como elas se encaixam no mundo ao seu redor. O significado na vida refere-se ao sentimento que as pessoas têm de que suas vidas e experiências fazem sentido e importam.

Além do professor Michael, vários estudiosos vêm comprovando que pessoas que vivem de acordo com seu propósito de vida, vivem por mais tempo, isso se deve ao fato de que a felicidade e a satisfação têm impacto direto à fisiologia do corpo, pois essas sensações liberam hormônios que fortalecem o sistema imunológico do corpo humano.

Em minha experiência como líder, coach e mentor, tenho percebido que as pessoas que entendem seu propósito e seu papel no mundo, são de fato mais felizes e motivadas, pois conseguem traçar planos de ação alinhados com seu íntimo, o que o torna ainda mais fácil de seguir e conquistar os resultados.

Enquanto pessoas que não tem seu propósito muito claro, se sentem jogadas ao vento, em sua maioria com metas de curto prazo, e mesmo na medida em que vão conquistando algo, continuam sentindo um vazio interior, isso porque as pessoas que sabem para o que vieram, não estão trabalhando mais para encontrar seu propósito e sim trabalham com propósito todos os dias.

Lidando com pessoas de diversas culturas, algo me parece comum : quando aumento meu autoconhecimento, e sei o impacto que meu comportamento tem na vida do outro, todos os meus dias têm um significado, por isso minha chance de felicidade é maior, quando não tenho nada disso vou empurrando com a barriga, sobrevivendo as condições do que acontece ao meu redor e não de fato vivendo a vida que nasci para ter.

Em um bate papo com Diego Knebel, ele nos proporcionou uma verdadeira aula sobre propósito de vida, ao compartilhar uma interpretação simplificada de como encontrar seu ikigai. IKIGAI — a razão de ser – é uma filosofia japonesa que representa um caminho para encontrar a felicidade e o propósito, independe de qualquer religião. O conceito se dá quando você consegue encontrar o ponto em que seus TALENTOS e suas PAIXÕES se encontram com a REMUNERAÇÃO e a CONTRIBUIÇÃO com a sociedade.

De acordo com Diego esse modelo de construção pode ser realizado respondendo a algumas  perguntas chaves. Pegue papel e caneta e confira!

• Quais os meus talentos? O que eu faço muito bem, seja no âmbito profissional, quanto no pessoal? (admita sem modéstia). Por quais desses talentos eu posso ser remunerado?

• Quais as minhas paixões? O que eu gosto tanto de fazer que poderia até fazer de graça?

• Qual eu imagino que seja minha vocação? O que eu sinto como um chamado de alma, um motivo pelo qual eu vim para a terra?

• Quais as dores do mundo? Do que ele sofre? Do que precisa tanto hoje? Como posso usar meus talentos remunerados, minhas paixões e minha vocação para diminuir algumas dessas dores?

• Qual o meu senso de contribuição com a sociedade? O que posso fazer pelo outro? Como fazer minha parte?

O mais interessante é que quando encontramos nosso ikigai, temos um maior entendimento sobre nós mesmos. Quando eu sei o que gosto, minhas paixões, o que sei fazer bem e posso ajudar e servir o outro com meus talentos e ainda ser remunerado por isso, eu passo a entender onde eu me encaixo no cosmo e no ecossistema que estou incluído, assim dificilmente serei uma pessoa infeliz, afinal farei e serei exatamente quem nasci para ser.

Construindo seu Ikigai, pode ser que diversos aspectos da sua vida possam se alinhar e fazer um novo sentido ou algum sentido. Sabe aquela alavancada a qual você tem esperado? Ela vem, pois nada pode te segurar, não importa o quê, quando ou como você vai fazer algo, pois o mais importante você já tem — o porquê. É na sensação de pertencimento que mora o seu propósito, aonde você pertence?

Você tem dado o melhor de si? Você tem contribuído com o outro? Você tem sido remunerado pelos seus talentos? Você ao menos sabe e tem feito o que gosta?

Você merece mais! Seja um melhor líder da sua própria vida e impacte positivamente o meio em que vive pela sua própria experiência única, fazendo o que veio fazer. O mundo precisa e espera pelo que você tem, viva e compartilhe.

Naturalmente não existe mal nenhum em você ainda não se preocupar com isto, conheço muito executivos que trabalharam décadas somente para pagar as contas, educar o filhos e depois de aposentados conseguem pensar neste tal de próposito, cada um no seu tempo.

Este exercício, que discuti semana passada com o Diego, pode ser o começo de uma descoberta. Você poderá ir lapidando seu propósito conforme expande seu autoconhecimento. O resultado não precisa ser poético ou cheio de rodeios, o importante é que faça sentido e gere algum novo insight para você.

E dai, você já encontrou seu IKIGAI?

Instagram : ciceroacarvalho

Geraldo José Sentinaro

Gerente Distrital | Consultor Hospitalar | Gerente Comercial | Acesso Público e Privado

4 a

Excelente texto Cicero Carvalho . De fato quando temos um propósito de vida tudo fica mais fácil. Obrigado por compartilhar. Abraço

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos