"Você Vive ou Vive com Propósito?"​

"Você Vive ou Vive com Propósito?"

PROPÓSITO...

... do latim “propositum”, que significa “intenção”, “desígnio”, entre outros termos similares.

Eita palavra bonita e importante, não é mesmo? Em contrapartida seu significado tem raízes profundas.

Eu tenho uma “mania filosófica” ao (d)escrever as coisas - desde sempre - e essa palavra está no “Ranking” de uma das mais “desafiadoras”, na minha acepção.

“Onde é que nasce o tal do Propósito?”, “Como é que descobrimos o nosso Propósito?”

Podemos entrar em diversos “vieses” sobre essa questão mas na realidade encontraríamos incontáveis respostas descrevendo “O que é Propósito”. É algo difícil de mensurar visto que está ligado aos nossos anseios, ao nosso âmago, então eu diria que é uma missão estritamente pessoal descobrir o seu real significado. Muitas vezes ela leva tempo para florescer mas todos nós somos portadores de propósitos.

O que faz um atleta ir até o seu limite físico ou alguém que acorda às 5 da manhã, enfrenta um trânsito brutal para chegar no trabalho e ver a mesa lotada de papéis e a caixa de entrada de e-mail cheia? Ou, qual o propósito de quem larga tudo e vai fazer voluntariado do outro lado do mundo ou de quem coloca a mochila nas costas e vai por aí?

Pergunte ao Presidente de uma multinacional e para um monge e verá 2 significados diferentes.

Talvez o significado de Propósito se resuma – numa linguagem simplória - em: “Salvar nós mesmos”. Curar nossos anseios, provar que somos capazes, proporcionar movimento e movimento é vida.

Temos uma mania crônica de focar em resultados, mas na maioria das vezes a “mágica” está no processo, no caminho e é lá que encontramos o nosso propósito, seja qual for ele. Uma hora ele vai aparecer e vai nos sacudir por dentro, acender uma luz interior e nos fazer pensar: “É isso!”.

Pode ser lá naquele momento mais lúcido e mais lindo ou no momento mais desafiador da sua vida, ele vai estar lá para você enxergar.

Quando minha mãe foi diagnosticada com câncer, os médicos me chamaram num canto e me disseram: “3 meses”, era o tempo médio que ela tinha de vida, então eu olhei para eles e respondi: “É que vocês não conhecem a minha mãe”, e saí.

Minha mãe lutou 1 ano e ela dizia para todo mundo: “Eu vou vencer pelos meus filhos”, era tudo o que ela dizia: “Pelos meus filhos”. Ela nunca disse que era por ela, mas sempre por nós e aí eu entendi mais do que nunca o propósito do Amor: ela “comprou” uma Batalha e foi forte por nós, enfrentou e superou a crença mundana dos “3 meses”. Minha mãe deixou um legado de amor e Bondade e não há uma pessoa que não se lembre dela desse modo. Infelizmente a doença nos tirou a presença física dela, mas jamais tirou o propósito dela em vida: cuidar de mim e dos meus irmãos em toda a vida, mesmo estando num leito do hospital.

O propósito nasce individualmente mas cresce em conjunto. É como uma luz que se acende para iluminar os outros. Que saibamos brilhar essa luz, cada qual com seus valores, suas crenças e a sua dignidade de lutar.

Eu espero que você tenha algo precioso pelo qual viver e que faça do teu propósito a tua chama.

 

Um abraço e ótima terça-feira!

Najla Tirabassi

Rosana Gaudie Ley

Consultora técnica empresa Impar assessoria e consultoria em alimentação

4 a

Lindo

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos