Construindo Equipes de Alto Desempenho: O Impacto da Liderança Inclusiva
Como líder de uma equipe, você deseja que seus membros estejam altamente engajados no que a equipe está fazendo, certo? Você busca uma cultura de local de trabalho inclusiva, onde as pessoas sintam que pertencem, desfrutem de trabalhar juntas e alcancem ótimos resultados.
Mas, afinal, qual é o fator número 1 para que isso aconteça?
Isso faz parte, mas há um fator que influencia o sucesso da equipe mais do que qualquer outra coisa:
É você.
Estudos mostram que o líder de uma equipe é o principal fator na experiência de trabalho de uma pessoa. Como líder, seu trabalho não é simplesmente atribuir tarefas e garantir que sejam cumpridas. É criar um ambiente onde as pessoas se sintam seguras, valorizadas e respeitadas, para que possam oferecer seus melhores esforços e contribuições. Em outras palavras, seu trabalho é ser intencional na criação de uma cultura de inclusão.
"Como eu posso fazer isso?" Você pergunta. “Parece muito trabalho.”
É mais uma mudança de mentalidade do que qualquer outra coisa. Significa mudar o foco dos resultados para as pessoas e vê-las como seu maior recurso. Significa ter a intenção de investir nelas como indivíduos, comprometidos em garantir que cada pessoa tenha exatamente o que precisa para desempenhar seu papel sem atritos.
Depois de ter a mentalidade de investir em seu pessoal, como obter as habilidades necessárias para liderar nessa perspectiva? Considere esta abordagem em três etapas:
Conecte-se para entender.
O caminho para uma experiência de equipe gratificante será diferente para cada pessoa. Desenvolva uma tendência para a curiosidade, onde se torna uma busca para descobrir essas necessidades e paixões únicas. Crie sistemas pessoais para conhecer cada pessoa e mantenha o compromisso de ajudá-los a encontrar engajamento e segurança na equipe.
Recomendados pelo LinkedIn
Crie oportunidades para cada pessoa.
Tenha cuidado ao presumir que todos são motivados pelas mesmas coisas. O que pode ser motivador para uma pessoa pode ser uma barreira para outra. À medida que você constrói relacionamentos, explore essas motivações para ver o potencial que cada pessoa tem para dar uma contribuição única. Em seguida, posicione-os de forma que suas contribuições se tornem visíveis e valorizadas por toda a equipe – e pelas pessoas acima de você.
Cultive uma cultura de inclusão.
Muitas pessoas desistiram de fazer parte de uma equipe onde sua presença e ideias são bem-vindas. Como líder, você pode criar essa cultura para que haja um ambiente crescente e consistente de segurança e compromisso em torno de objetivos comuns. Estas são habilidades que podem ser aprendidas e, ao adquiri-las, você pode construir sistemas simples que estimulam um profundo sentimento de pertencimento.
Investir nos membros da sua equipe dessa forma pode parecer um processo árduo. Na realidade, é apenas algo diferente – que você pode aprender e implementar facilmente.
A recompensa? Seu trabalho ficou muito mais fácil!
Qual a primeira ação que você tomará para construir uma cultura de inclusão em sua equipe?