Construindo Segurança Psicológica: a chave para um ambiente de trabalho mais inovador
Vamos falar sobre o que é segurança psicológica?
Num mundo de constantes mudanças e desafios, a segurança psicológica no ambiente de trabalho tornou-se um pilar essencial para a performance dos times.
Amy Edmonson, professora da Harvard Business School, define segurança psicológica como a capacidade de se expressar sem medo de julgamentos, encorajando a colaboração e a inovação. Já Brené Brown, autora e pesquisadora sobre vulnerabilidade, acrescenta que a vulnerabilidade é o caminho para uma conexão humana autêntica, fundamental para relações de qualidade.
Já reparou que para termos um ambiente seguro precisamos confiar nas nossas relações? Precisamos de laços ou conexões que realmente façam sentido?
O que não é segurança psicológica?
Ao perceber que segurança psicológica e vulnerabilidade andam de “mãos dadas”, precisamos falar sobre o que não é segurança psicológica e, assim, entenderemos a relação que estabeleço aqui:
Estes 4 pontos acabam deixando toda e qualquer relação na superficialidade. Um prato cheio para que a insegurança encontre meios de se instalar na cultura empresarial.
Recomendados pelo LinkedIn
No Brasil, a pesquisa "Panorama da Saúde Mental nas Empresas Brasileiras", realizada pela empresa de tecnologia de RH Kenoby em 2021, aponta que 46% dos/as colaboradores/as brasileiros/as já se sentiram desconfortáveis ao expor suas opiniões no ambiente de trabalho. Esse dado alarmante reflete a necessidade urgente de criar espaços onde todos sintam que suas vozes são valorizadas e ouvidas.
Mais do que isso, precisamos aprimorar a forma como nos relacionamos enquanto colegas de trabalho. Instituir essa cultura não é apenas responsabilidade das lideranças, mas de todas as pessoas da equipe, que devem praticar a empatia, a escuta ativa e o respeito mútuo. Aceitar nossas vulnerabilidades é um ponto chave para que o ambiente de trabalho se transforme. E a partir dessa consciência, podemos exercitar a comunicação não-violenta para que o diálogo assertivo se estabeleça, ampliando a sensação de segurança psicológica.
Produtividade, criatividade e inovação.
Um ambiente psicologicamente seguro impulsiona a produtividade, a criatividade e a inovação. As discussões saudáveis e o desenvolvimento das pessoas se tornam naturais.
Cria-se um espaço seguro de aprendizagem, onde o erro não é almejado, mas sim entendido como parte do processo de novas ideias, novos conhecimentos, ou de novas habilidades. Afinal, quando nos sentimos seguros para ser quem somos, podemos alcançar nosso máximo potencial!
E você, já experimentou uma cultura empresarial que promove a segurança psicológica? Conte aqui como você se sentiu! Sentiu que estava usufruindo de todo seu potencial?
Por Melissa Danda , Designer de Aprendizagem na LEADedu