Consultoria em Transportes, é necessário?
Toda empresa independente do tamanho ou do segmento um dia necessitará de uma consultoria, ela é tão necessária quanto à aquisição de um software de gestão, cavalo mecânico ou de uma carreta, porém há certos conflitos e até paradigmas que fazem com que as consultorias ou serviços correlacionados a ela seja vista com maus olhos.
É observado no segmento de Transportes a grande complexidade que o Tranportador possui em atender uma determinada operação, pois são tantas as obrigações, legislações e deveres que devem ser seguidos, seja por parte governamental ou do próprio Embarcador, que muitas vezes falta tempo para o empresariado e seu time respirar e pensar em soluções estratégicas para bem atender o seu cliente.
Neste contexto, entra em ação as consultorias, estas deverão vir com visões estratégicas e de resultado, e deverão mostrar para o Transportador que é possível sim realizar a “velha máxima” ” Faça Mais com Menos”, e não burocratizar ainda mais as atividades de um Transportador. As consultorias devem e têm a obrigação de propor soluções, tais como: aumento da Rentabilidade, redução do Custo, eficiência operacional entre outros.
Permita-me a brincadeira, mas as consultorias não são Curandeiras que realizam curas milagrosas, porém estas devem “sim” proporcionar para as suas Contratantes o resultado esperado a que se propuseram na venda da Consultoria, ou seja, deverão mostrar com Tangebilidade os ganhos operacionais e financeiros que terão em sua contratação.
Consultoria como Vantagem Competitiva
Entendimento do Negócio
Sabemos que a vida de um Transportador é absurdamente agitada, conturbada e que as rotinas e atividades vão se intercalando ao longo do dia, aqui não entraremos em questão se a empresa possui ou não processos definidos, pois estes são fundamentais para que as empresas trabalhem com um pouco mais de tranquilidade e assertividade em suas operações.
Vamos partir de um pressuposto que a empresa já possua seus processos, scripts de trabalho, papéis e responsabilidades por colaborador e departamento bem definidos, ou seja, a empresa já se encontra com bons controles gerenciais e operacionais.
Recomendados pelo LinkedIn
Então surge a grande pergunta, por que contratar ou em que momento contratar uma Consultoria de Transportes?
A resposta neste caso parece ser simples quando oriunda por parte das Consultorias, pois estas entrarão no cenário com o dever de Otimizar e Automatizar ainda mais as operações de Transportes.
Porém, para o transportador chegar a tal decisão, é que as coisas devem estar muito complicadas ou ele deve estar com algum projeto de curto, médio ou longo prazo que sua equipe não teria tempo hábil de projetar, homologar e implantar o desejado.
O que deverá ser balizado aqui, é a escolha assertiva da Consultoria por parte do Transportador Contratante, o transportador deverá elencar todos os seus desejos, anseios, critérios e o que esperar de uma consultoria, vejo que a escolha certa aliada a forte presença do Transportador no andamento da consultoria fará toda diferença, seja para o sucesso ou não desta.
Afinal de contas, o ônus do "insucesso" cairá sobre o Transportador, pois é ele quem pagará pela consultoria. Abaixo cito 3 (três) tópicos que fazem necessário para o Transportador efetuar à aquisição de uma Consultoria de Transportes. Porém vamos continuar este assunto na próxima Newsletter....
Gostou do conteúdo?
Curta, comente e compartilhe!
Necessitando de ajuda em sua transportadora?
Entre em contato
Diretor - Jmc Logística - consultoria e gestão em transportes .
2 a... não se esqueça de mencionar : . Treinamentos aos colaboradores ; . Plano de meritocracia ; .Definir a " cultura da empresa " , dando os exemplos de cima para baixo .