Planejamento Financeiro #07 - Stretch (Renda Fixa)
Instituto Coaching Financeiro

Planejamento Financeiro #07 - Stretch (Renda Fixa)

O brasileiro é em sua essência conservador. Não somente em relação aos ativos financeiros que escolhe, mas também em relação aos prazos. Basta você perguntar para alguem que investe se prefere investir em um CDB de 1 ano ou de 3 anos. Poucos irão escolher o de 3 anos.

Mas qual seria a vantagem em escolher prazos maiores?

Simples, quanto maior o período do investimento, maior o tempo em que o seu dinheiro ficará investido com uma alíquota de Imposto de Renda menor. Imagina o seguinte cenário:

OBS: os dados abaixo foram extraídos da plataforma da XP Investimentos (15/04/2019):

  1. CDB Banco Pine / 1 ano /109% do CDI

Nesse caso, considerando que no vencimento a alíquota de IR será de 17,5%, você terá um rendimento líquido aproximado de 5,75%, considerando que o CDI se mantenha em 6,39%(guardem esse valor).

2. CDB Banco Pine / 3 anos / 116% do CDI

Nesse caso, considerando que no vencimento a alíquota de IR será de 15%, você terá um rendimento líquido aproximado de 20,33%, considerando que o CDI se mantenha em 6,39%.

Mesmo se você considerasse a rentabilidade da opção 1 por mais 2 anos, ou seja, caso você tenha a oportunidade de investir no mesmo banco, com a mesa taxa uma vez por ano ao longo de três anos, você não conseguiria chegar na rentabilidade da segunda opção

Isso acontece porque quanto maior o período em que o seu investimento fica rendendo em alíquotas menores de imposto de renda, maior a rentabilidade líquida que fica com você. Para facilitar essa visão é só você imaginar que, ao renovar o investimento que venceu na 1º opção, você está reiniciando a alíquota de imposto de renda, enquanto a segunda opção continua rendendo em alíquotas menores.

Se o brasileiro entendesse que essa estratégia (Strech) permite que o investidor tenha uma rentabilidade maior, dentro do mesmo perfil de risco, com certeza a escolha do início do texto seria a opção de 3 anos.

"Mas eu preciso de liquidez. Como posso ter liquidez se meu investimento tem prazo de 3 anos?"

Para atender estratégias de liquidez deve-se utilizar instrumentos financeiros de liquidez. Fundos de renda fixa de curto prazo, como fundos DI e de Crédito Privado com pagamento em um dia útil podem atender esse perfil. No entanto, ao investir em renda fixa, você deve ter em mente que o alinhamento está em buscar uma rentabilidade razoável dentro de um perfil de risco seguro, pois muitos ativos são protegidos pelo FGC, como o CDB, LCI e LCA.

No próximo artigo vou exemplificar como estruturar a sua liquidez dentro dos ativos corretos para que você tenha mais firmeza em assumir um ativo de renda fixa com prazos mais alongados.

Até a próxima e bons investimentos!


Gabriel Crespo do Amaral

Coordenador Planejamento Financeiro | FP&A | Finanças Corporativas | Orçamento

5 a

Sabe muito!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos