Consultoria – Porque Contratar? Para Que Preciso? Como Funciona?

O cenário econômico brasileiro passa por uma avalanche de notícias desagradáveis quanto à expectativa de estabilidade financeira. Estamos diante de um período de insegurança e de incerteza para qualquer decisão que tomamos, seja ela tanto uma decisão executiva estratégica, quanto para a definição de nossos investimentos pessoais.

Um desafio! Para encontrar soluções a fim de superar e encarar este cenário de frente, procuramos oportunidades e a luz no fim do túnel de diversas formas e em diversos locais.            Toda crise e todo caos gerado nos oferece sempre a oportunidade de reencontrar a ordem para estabilizar e equilibrar qualquer tipo de cenário.

Uma das opções eficientes para encontrar uma resposta é utilizar toda a sua capacidade e criatividade para inovar, alimentar a persistência na implantação de um novo projeto ou aprimorar uma área que esteja com baixo desempenho. Em alguns casos, a opção é buscar uma consultoria especializada, pois sua intervenção externa trará soluções para dentro da empresa. Em sua essência, a consultoria é o fornecimento de prestação de serviços com qualificação, para um determinado cliente, oferecendo acompanhamento e extraindo o seu melhor e o de sua empresa.

Criada no século XX, nas décadas de 40 e 50, nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, a consultoria que conhecemos atualmente foi se estabelecendo através de experiências técnicas e científicas e fundamentada por sua base teórica, buscando soluções práticas para a implementação da mudança em sua comunidade empresarial, através da transferência de conhecimentos em prol de objetivos comuns dentro da instituição.

A consultoria empresarial é executada por um profissional especializado – consultor – utilizando sua capacitação e experiência, desenvolvendo e incentivando as habilidades de seu cliente, com objetivo principal em alavancar o aumento da lucratividade e o desempenho (performance) do negócio.

Para realização de um processo de consultoria, são necessárias observações sistemáticas e inteligentes em busca de respostas e soluções para as mais diversas situações diárias de uma empresa, sejam em áreas como a administrativa, recursos humanos, financeiro, comercial, marketing e processos. Torna-se assim fundamental a intervenção do consultor para auxiliar na reformulação de um sistema já estabelecido, com ações direcionadas para adicionar novos conteúdos e métodos de trabalho. Com prudência, as ações são sugeridas e alinhadas de forma objetiva para se obter um conselho e/ou parecer à direção a ser seguida, contribuindo para a caminhada e as novas tomadas de decisão.

A busca do conhecimento e do entendimento para implantação de novas práticas, exige muita pesquisa e disposição, seja pela própria experiência, seja também através de websites e buscadores de internet, passando também por livros dos mais diversos assuntos, tudo isso agregado à experiência em sentir o cheiro do livro que há muito não era aberto, saindo dos padrões atuais  de acesso a informações.  
A contratação de uma consultoria tem sua importância como facilitador, realizando buscas constantes do saber, se preparando para gerar benefício ao cliente através da recomendação da  melhor alternativa de solução para o problema                
"A consultoria em sua melhor forma é um ato de amor: o desejo de ser genuinamente útil aos outros. Usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos outros. Peter Becker"

Ricardo Marcondes – administrador de empresas, consultor empresarial, coach certificado. Consultor da Fran Systems, especializado em implantação de projetos e novos negócios.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de FRAN SYSTEMS Estratégia e Desenvolvimento de Negócios

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos