Consumidor patológico: você é essa pessoa?
A oneomania é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno do controle de impulso e, segundo estimativas internacionais, atinge 8% da população. O consumidor compulsivo não compra por satisfação e, sim, por necessidades emocionais. Ele quer apenas preencher um vazio deixado pela ansiedade ou depressão, ele acredita que ao comprar ele consegue melhorar o humor, transformar sua aparência, autoconfiança, reputação e relacionamentos.
Agora que você já sabe que o consumismo desenfreado é uma doença, vamos aos sinais para identificá-la.
1. Comprar por impulso
Os compradores compulsivos costumam comprar coisas sem pensar, das quais não tem necessidade e que pode resultar em muitos itens não abertos, como caixas de sapatos ou roupas em seus armários, à medida que continuam o ciclo de compra. Na maioria das vezes, eles sentem uma onda de entusiasmo ao comprar e por isso, a experiência eufórica não é de possuir algo, mas do ato de compra. Essa excitação costuma ocorrer quando eles veem um item desejável e pensam em comprá-lo, por esse motivo, essa sensação se torna viciante.
2. Comprar para anestesiar emoções desagradáveis
As compras compulsivas são uma tentativa de preencher um vazio emocional, como solidão, falta de controle ou falta de autoestima. Depois de uma discussão ou frustração, pode haver o desejo de fazer compras. No entanto, a diminuição das emoções negativas é temporária e é substituída por um aumento da ansiedade ou culpa.
3. Culpa e remorso
As compras são seguidas de sentimentos de remorso. Eles se sentem culpados e irresponsáveis por compras que consideram prazeres. E isso se torna um ciclo vicioso, porque sempre terão que comprar algo para se sentirem bem.
4. A dor de pagar
Se pagar com dinheiro ou no cartão de débito é mais doloroso do que pagar com cartão de crédito, fique atento. A principal força psicológica dos cartões de crédito é que eles separam o prazer de comprar da dor de pagar. Dessa forma, nos induzem a pensar sobre os aspectos positivos de uma compra.
5. Problemas no âmbito social, profissional e familiar
Geralmente, os consumidores compulsivos tentam esconder seus hábitos de compra das pessoas mais próximas e por isso, acabam inventando mentiras para encobrir esse descontrole. Por consequência, acabam gerando conflitos e entrando em problemas financeiros, sociais, profissionais e familiares.
Se você identificou pelo menos um desses sinais, procure um profissional para te auxiliar com o diagnóstico e o tratamento dessa doença. E fique tranquilo, esse problema é muito mais comum do que você imagina. Conte comigo!