Conte histórias para cativar o público
Histórias bem contadas geram conexão e engajamento. Vale para marcas e pessoas.

Conte histórias para cativar o público

Histórias bem contadas geram conexão e engajamento. Vale para marcas e pessoas.

O que diferencia uma história de outras narrativas é a emoção que ela desperta. Um case, um episódio ou um acontecimento pessoal bem contado pode despertar a curiosidade, inspirar e envolver o público. É assim que nasce a conexão, aquela sensação de pertencimento que gera a identificação e o senso de comunidade.

Compartilhar histórias é um recurso valioso tanto para o marketing de marcas quanto para pessoas – principalmente em tempos de network remoto. A gente – jornalistas, comunicadores, profissionais de marketing - aprende por meio de técnicas de redação e vai lapidando o estilo na prática.

E para quem está interessado em construir ou melhorar a reputação da sua marca selecionei algumas dicas.  

·        Histórias são sobre pessoas e quanto mais pessoal for o seu relato mais empatia e identificação vai gerar.

·        A melhor história é a sua, aquela que quase ninguém conhece, rica em detalhes e bem ambientada. Capriche nas impressões e traga o público para dentro do relato.

·        Seja claro tanto na linguagem que usa, quanto na jornada que está propondo. O público precisa entender que a história tem começo, meio e fim.

·        Revise, reescreva, leia de novo. Deixe a narrativa descansar antes de revisar. Se puder, peça uma segunda opinião e faça os ajustes antes de publicar.

·        Não invente – um eufemismo para mentira. A não ser que esteja escrevendo um livro, respeite seu público e lembre-se que muitas marcas caíram em descrédito por inventarem histórias que não eram reais. Não caia nessa: boa reputação é difícil de conquistar e muito fácil de perder.

·        Pratique e publique com constância. Nas redes sociais, principalmente, quem não é visto não é lembrado, por isso faça das postagens um hábito.

·        Leia e interaja com colegas que também compartilham boas histórias. Seu rol de conexões vai aumentar e essa troca gera mais compartilhamento.

O importante é entender que a contação de histórias – ou storytelling - pode democratizar o saber. As pessoas querem aprender com especialistas, de modo rápido e dinâmico. Se você tem algo que possa ajudar alguém compartilhe esse conhecimento. Faça do seu perfil ou página um lugar de referência.

#storytelling #conteúdo #branding

Bruna Ancheschi

Marketing, Comunicação e Eventos | Diversidade, Equidade e Inclusão | Gestão de Crises

2 a

Arrasou, Chris! <3

Adorei Chris! Super prático e inspirador!! Vc escreve tão gostoso!

Camila Barone

Jornalista especialista em assessoria de imprensa e relações públicas e mentora de gente corajosa

2 a

Arrasou amei 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos