Contratações equivocadas podem gerar grandes prejuízos
Independentemente do tamanho da empresa, contratações malsucedidas podem gerar muita dor de cabeça. Desde prejuízos financeiros com custos do processo de seleção, treinamentos e outras capacitações, até demissões constantes que prejudicam a imagem da organização.
É muito provável que você esteja se perguntando agora: então será que é um bom momento para contratar? Como escolher colaboradores que estejam alinhados com a cultura da empresa?
Se você também já fez essas perguntas, saiba que não está sozinho. Pela necessidade de fechar vagas com rapidez, acabamos contratando pessoas com baixa aderência à cultura interna. Por isso, é necessário ter um processo de recrutamento e seleção bem alinhados, com as características das vagas e os propósitos da empresa bem definidos.
Pensando nisso, indicarei alguns erros que as empresas devem evitar durante um processo assertivo de seleção para auxiliar na construção de um procedimento mais efetivo:
Tempo
Por mais que exista uma necessidade em fechar uma determinada vaga, preciso dizer que, neste caso, a pressa é inimiga da eficácia. É possível sim contratar com eficiência estando com urgência, mas é necessário ter um procedimento bem estruturado e nunca passar por cima das definições já estabelecidas.
Entendendo o propósito e a cultura da companhia e os requisitos das vagas oferecidas, fica um pouco mais fácil encontrar um perfil aderente à oportunidade. Além disso, uma checada no histórico profissional do candidato, pode ajudar a evitar decepções. Existem redes sociais próprias para esse tipo de pesquisa, como o LinkedIn, que é voltado para relacionamentos profissionais.
Recomendados pelo LinkedIn
Reputação
Infelizmente, contratações malsucedidas queimam a reputação de uma organização. Afinal, ninguém quer trabalhar em um lugar em que a média de estadia dos funcionários são de três meses ou que tenha um histórico de funcionários com mal comportamento, isto é, fora ou dentro da empresa. Inclusive, pode até causar desconforto em clientes, que deixam de confiar no trabalho da companhia.
É extremamente importante manter um posicionamento real para o mercado e colaboradores. Toda empresa tem uma história, mas não são apenas as empresas que podem se prejudicar. Funcionários com diversas experiências curtas no currículo, por exemplo, tendem a gerar desconfiança sobre o comportamento e profissionalismo. Investigue!
Custos
Como já falamos anteriormente, uma contratação equivocada pode gerar prejuízos irreversíveis. Processos de demissões envolvem gastos. Portanto, uma boa contratação evita esse tipo de surpresa desagradável para a empresa, que pode ter o budget seriamente afetado quando demissões e outros prejuízos internos se tornam comuns.
Resumidamente, contratações ruins geram um ambiente desconfortável e funcionários insatisfeitos e desmotivados, que não conseguem se adequar à cultura da empresa e acabam não conseguindo se desenvolver profissionalmente. Para o empreendedor, isso significa jogar dinheiro fora, não só com a seleção e demissão, mas também com treinamentos, capacitações e as demais despesas. É interessante ressaltar que, não é apenas perder, mas é deixar de ganhar, de competir. É não poder driblar a concorrência e nem entregar um bom serviço internamente. As pessoas são a chave para o sucesso.
Desmotivação
Desmotivado ou desmotivando a equipe, é muito provável que este funcionário nunca vai se tornar o líder que a empresa deseja, e está é a parte mais difícil de uma contratação – manter o funcionário engajado. Por isso, ressalto a importância de avaliar minuciosamente cada candidato, a fim de entender se faz sentido ou não, arriscar a adaptação à cultura da companhia. Além disso, é importante fazer perguntas estratégicas e assertivas na seleção, para entender como ele se comportaria perante situações adversas do dia a dia. Portanto, expresse de forma clara o que espera do candidato, para que seja fácil encontrar alguém que se encaixe nos atributos desejados. Seja transparente.
O acompanhamento durante o processo seletivo e o engajamento do setor responsável pelas contratações, desde a compreensão da vaga, até o desenvolvimento do candidato escolhido, é imprescindível para eliminar os riscos de turnover na organização. Fique atento!