Contribuição dos contadores na governança

Artigo: Contribuição dos contadores na governança - Parte PFCC - Programa de Formação e Certificação de Conselheiros da Board Academy Br

Temos como fato corrente a vertente do brasileiro para o empreendedorismo e criação de empresas, como fator de crescimento profissional e pessoal, também como forma de ascensão financeira e social.

Por diversas motivações as pessoas empreendedoras são direcionadas para abertura de suas próprias empresas, nas maiores das situações, explorando seus conhecimentos e experiencias passadas, como o exercício de atividades como contratados pelo regime da CLT ou mesmo profissional autônomo.

Na maioria das situações a mudança na forma de exercer uma atividade na qual tenha experiência e domínio no fazer, mesmo quando limitado ao executar o trabalho ou ação, com a segurança do recebimento de salário no final do mês, sem responsabilidade de viabilizar a empresa nos diversos aspectos da atividade empresarial.

Podemos considerar como exemplo os profissionais liberais, como: engenheiros, médicos, contadores ou profissionais de nível médio, como: mecânicos, eletricistas, chefs de cozinha, que assumem seu lado empreendedor e deixa a vida de empregado CLT, para abertura de sua empresa, confiando que seu conhecimento especifico de sua profissão ou oficio, será suficiente na nova experiencia.

As exigências como empreendedor e fundador de uma empresa é muito diversificada, representando desafio não avaliado no momento da mudança profissional, principalmente a falta de apoio na condução de todas as obrigações e tarefas, nunca imaginadas ou pouco compreendidas.

Será que o engenheiro ou médico que iniciou sua construtora ou clinica médica, tinha conhecimento de contratação de pessoal para formação da equipe, ou como precificar de forma correta e competitiva os custos e preços de vendas de seus serviços ou produtos?

Diversos outros fatores serão apresentados ao empreendedor de forma imediata e sem orientação, como podemos citar: concorrência, tributação, marketing, rede de fornecedores e outros aspectos ligados a atividade empresarial.

Podemos afirmar que maioria dos empreendedores apresentam reduzida capacidade financeira e estrutura que possibilite a contratação de profissionais para orientar nos novos desafios.

Entidades como Sebrae, Senac, Sesi, secretárias estaduais ligadas ao desenvolvimento da atividade empresarial, destinam politicas e valores para apoiar os novos empreendedores, contudo sempre de modo temporário e de forma pontual e limitada no tempo.

Com apresentação dos desafios e problemáticas a serem enfrentadas pelos novos empreendedores, apresento sugestão que permita redução dos riscos advindos dos novos negócios e geração de rede de proteção, com o objetivo de redução da mortalidade entre os pequenos Negócios.

Diante a necessidade de apoio nos diversos desafios do empreendedor, a criação de Conselhos Consultivos, com inclusão de profissionais de reconhecida competência e expediência, com acompanhamento nos primeiros anos da empresa, em substituição dos programas pontuais de consultoria, formando quadro de apoio ao empresário, com exigências de programas contínuos de melhoria e aperfeiçoamento.

A utilização dos métodos, critérios e ferramentas próprias dos Conselhos de Administração e Consultivo, com métricas aplicáveis a cada situação, apoio técnico ao empresário no inicio de sua atividade, poderá resultar nas condições de sucesso e manutenção da empresa como fator de geração de riqueza, emprego, tributos e todos os atributos esperados das empresas no ambiente empresarial.



#boardacademy #empresas #networking #esg #compliance #inovação #contabilidade #contador #conselho #strategy #finances #education #innovation #management #socialnetworking

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos