10  razões para ter um CONSELHO CONSULTIVO nas empresas de Parking

10 razões para ter um CONSELHO CONSULTIVO nas empresas de Parking

O caminho do empresário é muitas vezes solitário e com muitas dúvidas. As grandes empresas podem recorrer a conselhos consultivos ou de administração onde várias cabeças pensam e discutem o melhor rumo a seguir, mas essa não é a realidade das empresas de menor porte e da maioria das empresas do nosso segmento.

Desta forma, apresentamos abaixo  algumas razões pelas quais um conselho é importante para os empresários e empresas que queiram crescer profissional e pessoalmente.

1- O empresário sente-se mais apoiado

A liderança muitas vezes não tem com quem partilhar os seus desafios e as suas dúvidas. O conselho consultivo acaba por orientar os empresários a tomarem decisões difíceis num espaço onde todos podem ser francos sobre aquilo que os desafia e preocupa. Tenha a visão de quem tem experiência complementares a sua.

2- Melhora o empresário

Todos temos pontos fortes e pontos fracos. Há empresários que são ótimos líderes, mas têm dificuldade na contabilidade ou são muito bons no networking e nas vendas, mas não tem aptidão para a gestão de estoques, por exemplo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ter um conselho consultivo ajuda os empresários não só a descobrir esses pontos fortes e fracos, como também a saber que "caminho" tomar para melhorar.


3- Um olhar externo e objetivo

O empresário, via de regra, está sempre muito envolvido com a gestão e operação da empresa, fazendo com que nem sempre consiga ser destinar tempo para fazer um bom planejamento estratégico. Um olhar externo, mas que perceba o negócio e as suas particularidades, conseguirá ter uma resposta mais objetiva face aos desafios que o empresário enfrenta.

4- Tenha a visão de quem tem experiência complementares a sua 

Posso garantir que com um conselho consultivo você tem a visão, experiência e auxílio de quem tem outras experiências e vivências que a sua, potencializando o negócio - É fazer você pensar de forma diferente. É como o Guilherme Benchimol disse em um vídeo do Instagram: “O conselheiro teve outras experiências e já vivenciou outras coisas que você ainda não teve essa oportunidade.”

5- Novas ideias e novas estratégias

No mundo dos negócios, estagnar é perigoso.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A tendência do empresário de se agarrar a formulas que já lhe trouxeram sucesso é normal, mas pode ser o que o impede de crescer ou até "enxergar" os seus pontos fracos. Ter um conselho consultivo permite ouvir novas experiências e, com certeza, vai ajudar seu negócio a crescer.

6- Economize dinheiro e tempo com erros

Sabemos que os erros nos ensinam demais, mas não podemos negar que também nos fazem desperdiçar dinheiro enquanto achamos que estamos economizando.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Com um conselho consultivo você está investindo em conhecimento, experiência e anos de estudo para acessar em um período curtíssimo de tempo em que você mesmo não é capaz de adquirir tão rápido.

Depois que implantar um conselho vai perceber que vai chegar mais rápido aos seus objetivos.

7- Adquira as melhores mentes para cada momento do negócio

As empresas de parking viveram diversas fases e, via de regra, com necessidades diferentes ao longo do caminho.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Desta forma esperamos que você consiga montar e estruturar conselhos consultivos de acordo com as suas dores como empreendedor, conseguindo assim trazer as melhores mentes de acordo com a fase do seu negócio.

8- Cria responsabilidade e compromisso

Uma das desvantagens de estar no topo, é que o empresário não tem a mesma obrigação de prestar contas, acabando muitas vezes por não acompanhar de forma efetiva os alguns dos seus objetivos. Um conselho consultivo não só ajuda a traçar esses objetivos como mantém o empresário no caminho certo para um melhor acompanhamento e até um registro/relato da andamento nas reuniões do conselho. 

9- Um passo para uma governança

É super recomendado que, antes de você montar e constituir um conselho administrativo, você monte primeiro um conselho consultivo. Desse modo, você já vai construindo um padrão e processos de uma excelente gestão e consequentemente construindo uma cultura forte de governança, e preparando todos para o conselho administrativo no futuro.

10- Network

Quando construímos um conselho consultivo uma grande força que trazemos para o negócio sem dúvida é o network, ou seja, toda rede de relacionamentos que podem oferecer grandes oportunidades para o negócio.

Quer saber mais e até a diferença entre conselhos Consultivo e Administrativo? Leia:

Sua empresa tem um conselho consultivo? 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
TOMIATO, Luiz

Conselheiro | Advisor | Mentor | Executivo de TI | CIO | CTO | Governança | Transformação Digital | Head de Projetos e Digital Services

2 a

Excelente reflexão Fernando Braz

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fernando Braz

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos