A CONTROLADORIA PODERÁ SER UM NOVO NICHO PARA OS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE
A rotina de um escritório de contabilidade envolve um trabalho árduo na busca de informações junto as empresas clientes e no acompanhamento constante da legislação fiscal do país. É preciso ter uma equipe preparada e sempre atenta às mudanças na legislação, para que seja possível fazer um atendimento eficiente aos clientes e evitar problemas com o Fisco.
São muitas as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos profissionais de contabilidade. Muitos escritórios já usam ferramentas para integração de informações, trazendo mais segurança na transmissão de dados e garantir ganho de tempo.
Um dos principais problemas dos contadores começa já na origem, ou seja, na emissão do documento fiscal por parte do cliente. Como a legislação brasileira é muito ampla, é difícil que o profissional responsável pela emissão do documento fiscal tenha conhecimento de todos os detalhes necessários.
A busca pela informação é outra grande dificuldade, pois muitos clientes não encaminham as informações de forma correta e dentro dos prazos.
O que se precisa são ferramentas que facilitem a integração entre os sistemas privados e públicos de dados e informações, facilitando e diminuindo o tempo e melhorando a qualidade das informações
O SPED, contábil e fiscal veio ajudar um pouco, mas precisa-se de mais mudanças.
Os escritórios poderiam já fazer algumas adaptações nas ferramentas de integração de informações, pois todas as informações do Balanço, DRE, Registros de Entradas e Saídas de mercadorias, Controle de Estoques, Vendas por produto, estão disponíveis.
Começando por aplicar e analisar alguns indicadores econômicos, financeiros, de estrutura, dias em estoque, rentabilidade geral e por produto, por abrir o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) por produto e na Horizontal e até calculando o ponto de equilíbrio por produto para saber qual produto não alcançou a lucratividade final desejada ou quais produtos estão dando prejuízo.
Os escritórios poderão implantar uma Previsão Orçamentária Anual com acompanhamento mensal, das Compras, Vendas, Despesas e Lucros; o Fluxo de Caixa também poderá ser amarrado a este sistema orçamentário.
Se for uma indústria, orientar ou implantar um sistema integrado que controle a produção com baixa automática nos estoques e emissão de pedidos de compras; se for comércio, um controle de estoques com entradas e saídas, estoques mínimos e máximos.
Logicamente sua equipe terá que ser treinada e qualificada para essas tarefas e análises, mas tudo isso está ligada ao profissional contábil e faz parte de uma Controladoria para pequenas e médias empresas.
Autor: Claudio Raza: contabilista, economista e gestor de negócios; www.claudioraza.com.br – c.raza@terra.com.br
Diretor Geral. Gcr Consultoria e Controladoria
4 aSempre foi contador e multas funcional