CORAGEM EMOCIONAL: Por que em alguns momentos líderes se tornam vulneráveis ao ambiente volátil e desafiador das organizações?

CORAGEM EMOCIONAL: Por que em alguns momentos líderes se tornam vulneráveis ao ambiente volátil e desafiador das organizações?

Por que a Coragem Emocional é essencial para grandes lideres? Essa foi a pergunta que a Revista Forbes fez em um artigo de Julho de 2018.

A neurociência afirma que o nosso cérebro é um órgão emocional e que as nossas emoções são a base dos nossos comportamentos. 

No artigo da Forbes, o CEO Peter Bregman afirma que "não importa se você quer ser emocional ou não, você, simplesmente, é emocional!" Ele conclui a afirmação acima dizendo que "é impossível não ter centenas de emoções passando por nós em um dia de trabalho normal." Que a qualquer momento podemos sentir felicidade, frustração, zanga, ciúmes, melancolia, tristeza, medo, excitação, inspiração e vários outros sentimentos, e que quando tentamos esconder esse fato nos tornamos não confiáveis e imprevisíveis.  Encerra dizendo que, as "emoções que não identificamos são as que entram no nosso caminho muitas vezes de forma passiva, agressiva e sorrateira prejudicando nosso comportamento, performance e relacionamento interpessoal."

Em outras palavras, o nosso cérebro nos torna quem somos e a ideia de não sermos seres emocionais no trabalho é uma referência a ser excluída em pleno ano de 2022, pós pandemia! Nós, simplesmente, SOMOS seres emocionais seja na vida profissional ou pessoal.

Por que em alguns momentos lideres se tornam vulneráreis ao ambiente volátil e desafiador das organizações? Como o aspecto emocional se relaciona, ou interfere, nessas situações?

A palavra coragem vem do latim coraticum que significa agir com o coração. É a capacidade de agir apesar do medo. Alguns filósofos associam a coragem com a ética! Para Aristóteles coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras. Platão entende que coragem é a força que mantém sempre a opinião justa e legítima sobre o que é necessário temer e não temer.

Diante disso, finalizamos esse artigo dizendo que um profissional que consegue identificar com clareza suas emoções e gerenciar seus sentimentos sabe canalizar e ajustar melhor seu comportamento com o ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo das organizações. 

Esse profissional com coragem emocional, tem mais facilidade com mudanças repentinas, resolve os conflitos com menos impulsividade, administra melhor o estresse diário, é mais focado, assertivo, resiliente, amigável, colaborador, motivado e se relaciona melhor com os seus “stakeholders”.

Desejamos muito foco, conhecimento e desenvolvimento em sua jornada de liderança! Com carinho, Equipe IMC. 😃

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos