CORREDOR DE LUZ
1 Objetivo
Promover Salvador como a capital referência em iluminação pública através da modernização total do sistema de iluminação das grandes vias de circulação e tráfego de veículos, aplicando a telegestão como porta de entrada para o conceito de Cidade Inteligente.
2 GENERALIDADES
2.1 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
As análises foram concebidas com base nas seguintes normas abaixo:
· ABNT NBR 5101:2018: Iluminação Pública - Procedimento;
· ABNT NBR 5410:2004: Instalações Elétricas em Baixa Tensão;
· ABNT NBR 8837:1985: Iluminação Esportiva;
· Normas de Fornecimento de Energia da Concessionária de Energia Elétrica;
· Instrução Normativa 001/2021 – Diretrizes de Iluminação Pública de Salvador;
3 PROJETO CORREDOR DE LUZ
A) DIRETRIZES DO PROJETO
· Iluminação em LED de alta performance e eficiência luminosa;
· Iluminação dos pontos de ônibus e faixas de pedestre;
· Luminárias com monitoramento e controle inteligente - “TELEGESTÃO”;
· Inicialização e Desenvolvimento do Sistema de Rede Estruturada e Integrada;
· Conceito de CIDADE INTELIGENTE – “SMARTCITY”;
· Rede elétrica de iluminação exclusiva e subterrânea;
· Medidores elétricos de IP com monitoramento em tempo real;
· Postes metálicos padronizados e uniformemente distribuídos ao longo das vias;
· Postes equipados com suporte para divulgação e marketing exclusivo da PMS;
· Reforço e Integração de Iluminação em Pontos de Ônibus e Faixas de Pedestre (Controle de Luminosidade associada ao fluxo de pessoas).
B) FASES DO PROJETO
· Projeto Conceitual
A elaboração do projeto conceitual tem como objetivo traçar as informações técnicas e escopo necessários para configuração do Corredor de Luz com o intuito de garantir as ideias iniciais e sugestivas para continuidade e progressão do projeto.
· Projeto Básico
A segunda fase do processo se dá com o projeto básico, no qual reúne toda a composição dos elementos necessários a serem aplicados no Corredor de Luz. Sendo assim, o documento visa abordar todas as diretrizes,estudos técnicos e preliminares que garantem a viabilidade técnica do projeto em questão.
· Projeto Executivo
A presente fase é a parte fundamental do projeto onde define os conjuntos necessários e suficientes à execução completa da obra, conforme todas as normas vigentes referente aos itens a serem aplicados no Corredor de Luz.
· Implementação do Corredor de Luz
A fase de implementação visa a execução do projeto, sendo considerados de suma importância a observância de todas as normas técnicas vigentes para o completo funcionamento de todos os equipamentos.
· Efetivação da internet das coisas (Telegestão, Sensores, Câmeras, etc)
A fase de efetivação tem como objetivo principal o inicio do monitoramento, é nessa fase que todo o sistema estará em funcionamento e o seu desempenho será avaliado.
· Conclusão do Corredor de Luz
Essa é considerada a ultima fase do projeto, nessa fase todo sistema estará instalado e funcionando em sua totalidade, todos os envolvidos já terão informações a respeito de cada setor monitorado.
C) TECNOLOGIAS A SEREM APLICADAS
· Telegestão
A telegestão, ou tele gerenciamento, se caracteriza por um sistema que permite o maior controle sobre os ativos e garantia na eficiência da manutenção dos mesmos.
Na iluminação pública, o sistema de telegestão é aplicado diretamente nas luminárias e/ou projetores com o intuito de realizar o controle e o monitoramento dos mesmos. Sendo assim, podemos então garantir, a dimerização do fluxo luminoso, assertividade na atuação sobre as ocorrências de manutenção e automatização do mesmo com a interoperabilidade com diversos hardwares (câmeras, sensores, etc).
· Sensores Eletrônicos
i. Sensores de Trânsito
Com base em câmeras de loop virtual e controladores de tráfego inteligentes, essa tecnologia permite a comunicação entre os diferentes semáforos e o Centro de Controle (CCO), medindo assim o nível do fluxo dos veículos no trânsito.
ii. Sensores de Qualidade do Ar
É possível fazer um monitoramento em tempo real de como está a atmosfera da cidade. Nessa perspectiva, a medição não precisa ser apenas de todo o município, mas também de áreas separadas, como bairros e ruas. É possível ainda a utilização de ônibus do transporte publico para a instalação dos sensores de monitoramento do ar, com a ajuda desses veículos públicos o monitoramento será ainda mais eficiente, pois conseguira cobrir uma área ainda maior.
· Bluetooth Low Energy
A opção inteligente é o uso do Bluetooth Low Energy, são dispositivos instalados dentro das luminárias dos postes de iluminação pública. Onde a tecnologia é instalada em conjunto com as luminárias.
A internet chega por 3G ou rede de fibra e vai saltando de poste em poste. Em um raio de 100 metros, o cidadão tem acesso à rede e, seletivamente, pode receber alertas sobre a chegada de ônibus, rastreamento de animais e crianças, por exemplo.
· Lixeiras inteligentes
A proposta de criação de um smartlightinggrid (rede de iluminação pública inteligente) é um dos tópicos no qual possibilita a ligação de diversas soluções inteligentes dentro da cidade. Sendo assim, com esse tipo de conexão, podemos obter a lixeira inteligente nos pontos de ônibus e/ou no decorrer da via, onde o equipamento, manda um sinal para os seus devidos controladores avisando que está cheia, e, consequentemente, os pontos de Iluminação equipados com a tecnologia Bluetooth Low Energy envia um sinal para os caminhões de lixo em operação para que osdejetos possam ser recolhidos de maneira inteligente.
· Informativo rodoviário inteligente
O equipamento se trata de um painel localizado nos pontos de ônibus onde em tempo real informa a população o tempo estimado de chegada do veículo naquele local. Além disso, o equipamento irá possuir os seguintes itens:
i. Será capaz de alertar sobre o percentual de passageiros dentro do ônibus obtendo assim faixas de segurança se o ônibus está vazio, mediano ou lotado. Obs.: A faixa de segurança será indicada por cores deixando assim o passageiro informado sobre a situação ocupacional do veículo;
ii. Alerta sobre assaltos ao ônibus comunicando assim diretamente aos serviços de segurança do município.
· Rede Fibra - óptica
A fim de garantir a velocidade na transmissão dos dados, conexão de qualidade e baixo custo entre os controladores é proposto a utilização da tecnologia Fibra Óptica. Além disso, a tecnologia aplicada garante os seguintes itens abaixo:
i. Alcance da rede;
ii. Segurança de dados;
iii. Durabilidade da Rede;
iv. Facilidade de instalação;
· Painéis de Mensagem
Os equipamentos serão instalados em estruturas especiais localizados nos postes de iluminação pública com o intuito de sinalizar aos motoristas sobre a situação no trânsito, por exemplo, desvio na pista, via interditada, trânsito lento, etc. Sendo assim, a tecnologia será diretamente entrelaçada ao sensor de câmeras de trânsito e ao centro de controle e operação da Secretaria de Trânsito do Município onde irá identificar as devidas situações na localidade e enviar o alerta através dos painéis de mensagem.
D) PARTES INTERESSADAS
Abaixo podemos descrever de maneira branda sobre algumas das partes interessadas no projeto em questão.
· Diretoria de Serviços de Iluminação Pública de Salvador (DSIP)
A Diretoria de Iluminação Pública de Salvador (DSIP) é responsável pelo parque luminoso do município de Salvador e executa diversos serviços para a melhoria da iluminação das vias da cidade, como manutenção de postes públicos, troca de lâmpadas, implantação de pontos novos de iluminação e equipamentos auxiliares, além de iluminação dos eventos na cidade como carnaval, ano novo, etc.
A presente diretoria realizada a manutenção de postes públicos e troca dos mesmos quando necessário, além de realizar projetos luminotécnicos, vistorias das principais vias da cidade do Salvador e manutenção de pontos de luz com mau funcionamento. Sendo assim, tem como objetivo a melhora da qualidade de vida dos cidadãos permitindo que os mesmos possam desfrutar, plenamente, do espaço público no período noturno.
Em relação ao Corredor de Luz, a Diretoria de Iluminação Pública de Salvador (DSIP) possui as seguintes atribuições:
o Toda e qualquer intervenção a respeito de Iluminação Pública como instalação dos postes, luminárias, infraestrutura e equipamentos do ramo;
o Instalação e controle da telegestão no Corredor de Luz.
· Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (LIMPURB)
Criada através da Lei Nº 3.034 de 25 de maio de 1979 a LIMPURB tem como função garantir a limpeza urbana visando à sustentabilidade socioambiental na cidade de Salvador.
Com relação ao projeto, a LIMPURB possui as seguintes atribuições:
Recomendados pelo LinkedIn
o Toda e qualquer intervenção a respeito da limpeza urbana do município de salvador;
o Instalação e controle das lixeiras inteligentes a serem aplicadas no projeto.
· Superintendência de Trânsito do Salvador (TRANSALVADOR)
A Superintendência de Trânsito do Salvador é uma autarquia municipal da Prefeitura de Salvador. Foi criada em 2008 e, desde a sua renomeação em 2014, tem a finalidade de gerir o trânsito e os estacionamentos públicos do município, assim como o exercício das atividades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A TRANSALVADOR possui as seguintes atribuições no projeto:
o Toda e qualquer intervenção a respeito do trânsito no município de salvador;
o Instalação e controle dos sensores de trânsito (câmeras de monitoramento) localizados para fiscalização do sistema viária no Corredor de Luz.
· Secretária Municipal De Informação E Tecnologia (SEMIT)
Secretária Municipal De Informação eTecnologia tem por finalidade principal ser o instrumento de Tecnologia da Informação no âmbito da Administração Municipal, promovendo o diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação para garantir a finalidade, a integridade, a transparência, a confidencialidade e a disponibilidade dos dados da Prefeitura Municipal de Salvador. A SEMIT planeja, organiza, coordena, controla e avalia, em nível tático e operacional, os processos da área de Tecnologia da Informação, promove a integração entre os sistemas e viabiliza o alinhamento das demandas das áreas técnicas.
A SEMIT possui as seguintes atribuições no projeto:
o Toda e qualquer intervenção a respeito da ação tecnológica no município de salvador;
o Instalação e controle dos sistemas de fibra óptica e Bluetooth Low Energy;
o Interoperabilidade entre os sistemas no qual dependem da comunicação na troca de sinais;
· Defesa Civil de Salvador (CODESAL)
A Defesa Civil (Codesal) é uma Diretoria Geral da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (SECIS) e tem seu quadro composto por equipes de engenheiros civis, arquitetos, geólogos e assistentes sociais, além de outros profissionais. Desde a sua criação, em 1976, atua em regime de Plantão de 24 horas, todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados e sua missão é promover a segurança da população por meio da redução de desastres no município de Salvador.
· Secretaria Municipal De Mobilidade (SEMOB)
A Secretaria Municipal de Mobilidade - SEMOB tem por finalidade planejar, coordenar, executar e controlar a política municipal dos transportes públicos, a engenharia de tráfego e a regulação e controle dos serviços municipais de transportes públicos de passageiros. Entre as suas competências estão:
Planejamento do sistema de transporte urbano e de trânsito no que concerne ao município, estímulo à integração do município do Salvador com a região metropolitana, promoção de políticas de desenvolvimento do plano de mobilidade e acessibilidade, etc.
A SEMOB obteria as seguintes atribuições no projeto:
E) VANTAGENS DO CORREDOR DE LUZ
· Telegestão nos sistemas viárias de Iluminação Pública das vias contempladas;
· Monitoramento em tempo real e ininterrupto da iluminação viária;
· Integração do sistema de controle de tráfego (semáforos inteligentes);
· Expansão de rede de internet sem fio ao longo do corredor;
· Expansão do sistema de monitoramento da equipe de segurança da cidade;
· Expansão de iluminação para pontos de ônibus e travessias de pedestres (também integrados ao conceito de Cidade Inteligente);
· Possibilidade de monitoramento em tempo de indicadores ambientais;
· Eficiência Energética;
· Humanização de trechos específicos com a aplicação da Iluminação Cênica;
· Redução no custo operacional de monitoramento presencial e manutenção corretiva;
· Soluções como o monitoramento da precipitação pluviométrica, análise da qualidade do ar, câmeras e Wifi.
E.1) GANHOS OPERACIONAIS
F) ANÁLISE DAS VIAS CONTEMPLADAS
Com o objetivo de contemplar as principais vias do município de Salvador, onde apresentam grande volume de tráfego, extensa malha viária e ligação entre os eixos populares/comercial, podemos a partir da tabela 01 e figura 01 abaixo, visualizar as principais avenidas da cidade e suas situações atuais no âmbito da Iluminação Pública.
Tabela 1: Vias contempladas no Corredor de Luz e suas situações na Iluminação Pública
Figura 1: Vias a serem contempladas no Corredor de Luz
A partir da tabela 01, podemos observar que foram contempladas um quantitativo total de 16 (dezesseis) avenidas, sendo que, 6(seis) destas, já se encontram modernizadas para tecnologia LED e as demais equipadas com luminárias dos sistemas de iluminação pública convencional. Sendo assim, o projeto prevê as seguintes premissas:
· Para as vias modernizadas, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública de Salvador, irá realizar a análise dos equipamentos existentes na via, e consequentemente, as luminárias da tecnologia LED e postes já instaladas(os) serão substituídas(os) por equipamentos das mesmas características, porém com maior eficiência;
· Todos os postes e/ou braços metálicos ou decorativos serão substituídos;
· Rede elétrica de Iluminação Pública e conectividade subterrânea;
· Dentre as aplicabilidades de cidades inteligentes (smart cities) inicialmente a telegestão será a porta de entrada do projeto;
· Estratégias de telegestão com intuito de reduzir o consumo de energia elétrica e emissões de carbono
G) ESTRATÉGIAS DE TELEGESTÃO
O sistema de telegestão, conforme explicitado no presente documento, tem a finalidade de monitorar e controlar initerruptamente os ativos de Iluminação Pública realizando assim as devidas medições garantindo assim a melhoria na eficiência energética e assertividade operacional sobre as ocorrências de manutenção.
Com intuito de automatizar e eficientizar, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública de Salvador adotou as seguintes premissas com o intuito de melhorar a operabilidade do sistema de telegestão no Corredor de Luz:
· Instalação de câmeras inteligentes, durante o percurso, com o intuito de monitorar o quantitativo de veículos na via e garantir a sua interoperabilidade junto a dimerização do sistema de iluminação pública com a telegestão;
· Aplicação da dimerização dinâmica do sistema;
Dimerização dinâmica do sistema
A partir das diretrizes traçadas pela NBR 5101:2018 – Iluminação Pública procedimentos, item 4.2, podemos analisar a classe de iluminação a partir do fluxo de veículos norturno por hora na via em questão (ver tabela 02 abaixo).
Tabela 2: Classificação e volume de tráfego motorizado conforme NBR 5101:2018
As recomendações de iluminação para os veículos estão em classe de V1 a V5, no qual são determinadas a partir da função da via, densidade do tráfego, complexidade do tráfego, separação do tráfego e da existência de facilidades para o controle de tráfego. Sendo assim, podemos observar a partir da tabela 03 abaixo, os requisitos luminotécnicos, de acordo com sua classe de iluminação, estabelecidos pela NBR 5101:2018.
Tabela 3: Classe de iluminação e requisitos luminotécnicos conforme NBR 5101:2018
A Diretoria de Serviços de Iluminação Pública define a classe de iluminação do projeto corredor de luz para V1, pois, o mesmo contempla as vias onde apresentam as seguintes características:
· Vias de trânsito rápido;
· Volume de tráfego intenso;
· Vias de relativa importância no município de Salvador/BA devido a sua acessibilidade e conexões a diversas regiões da cidade;
· Presença de passarelas e ponto de ônibus para passagem e abrigo de pedestres.
Durante o período noturno na via, sabemos que o fluxo de veículos não se mantém intenso em todo período, no entanto, o mesmo tende a decair até a característica média ou leve conforme podemos observar na tabela 02. Sendo assim, com a mudança do nível de fluxo dos veículos, podemos então atuar no sistema de telegestão, dimerizando assim o fluxo luminoso das Luminárias LED devido a mudança da classe de iluminação da via diante a alteração da quantidade de veículos por hora na mesma.
Com a mudança da classe de iluminação, podemos definir, conforme tabela 4 abaixo, a classificação viária mínima de Iluminação e o percentual de dimerização das luminárias.
Tabela 4: Análise das classes de iluminação e suas respectivas premissas
A Diretoria de Serviços de Iluminação Pública de Salvador entende que a classe de iluminação mínima ser considerada na via possui o tipo V3 quando o volume de tráfego possui a característica leve devidas o alinhamento entre as questão de segurança, luminotécnica e eficiência energética.
Podemos observar na tabela 04 acima, o percentual de dimerização do sistema de iluminação da via. Sendo assim, na quantidade de veículos por hora na via se caracterizar por intenso, as luminárias viárias LED terão seu fluxo luminoso em 100%(cem por cento) garantindo assim os níveis luminotécnicos conforme NBR 5101:2018 para a característica do tipo V1. Sucessivamente, para os níveis menores do volume de tráfego, a telegestão irá dimerizar o fluxo luminoso de acordo com a tabela 04.
De acordo com a tabela 04, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública de Salvador estima as devidas quantidades de horas para cada nível de classe de Iluminação, assim totalizando as 11 horas e 28 minutos do faturamento de energia elétrica para Iluminação Pública conforme Resolução homologatória nº2.590, ANEEL, de 13 de agosto de 2019. Portanto, a partir das análises, ocorre a estimativa da economia de energia em torno de 55% à 60% do seu consumo atual.
H) MELHORIAS NO SISTEMA
Parabéns pelo projeto Lucas 👏👏👏
Suporte ao gerenciamento de processo na Soluções Serv. Terceirizados Ltda
2 aÓtimo projeto, Lucas! 👏🏽👏🏽👏🏽
Brilhante projeto!!! 👏👏👏👏
CEO | Coordenador de Planejamento e Projetos | Prefeitura Municipal de Salvador | TH Engenharia e Consultoria | Electrical Engineer
2 aProjeto e artigo de excelência! Parabéns!! 👏