CORRUPÇÃO NOS PAÍSES EM VIAS DE DESENVOLVIMENTO
Cara Amiga e Caro Amigo
A corrupção nem sempre tem a ver com o dinheiro ou favorecimentos ilícitos mas tem ver com a falta de ética no desempenho de qualquer cargo publico ou outro que tem a ver com o papel que desempenhamos na sociedade.
Todos os dias, temos que dizer NÃO a pequenos gestos que indiciam atos corruptos, como não respeitar a fila nos transportes, comprar produtos contrafeitos, trabalhar ou substituir ilegalmente um colega de trabalho ou tentar subornar um polícia para não levarmos uma multa no trânsito por exemplo. Podíamos continuar a exemplificar mas para um bom entendedor com o diz o dito popular "meia palavra basta".
A Sociedade cível tem que reagir e chegou a hora de mostrar que não concordamos com nenhum tipo de corrupção.
Não importa o tamanho, o autor ou a situação.
O papel de quem como nós deseja um mundo mais justo é dizer "NÃO" a qualquer ato corrupto.
Se não for travada, a corrupção atrasa o desenvolvimento e o crescimento económico de um País como Cabo Verde.
Temos assistido a uma falta de confiança dos caboverdianos e das caboverdianas, nos políticos e isso tem a ver precisamente com os diversos tipos de corrupção que atinge o cidadão anónimo e prova disso é o enfraquecimento e confiança das pessoas nos sucessivos governos e a responsabilização das instituições públicas e partidos políticos nos actos que afectam os caboverdianos e as caboverdianas.