Cortar todos os investimentos na crise? Nem todos!
Uma medida muito comum em momentos crise como o atual é cortar investimentos. Reduzir os gastos da empresa ao mínimo, para preservar margens e “estar preparado para o que vier”. Faz muito sentido.
Mas nem todos os investimentos são iguais, logo, não são todos os investimentos que devem se encaixar nessa máxima.
Talvez não seja o momento de tomar empréstimo para trocar aquela máquina que está meio velha, ou comprar um sistema novo. Mas a única maneira de saber qual investimento cortar e qual manter é justamente investir em... estratégia!
Pode parecer meio paradoxal que no momento de economizar sua empresa resolva gastar em algo, mas pense comigo: justamente porque agora a grana está curta e o mercado arisco, sua empresa precisa saber muito bem o que ela precisa fazer para sobreviver durante esse período e ainda fazer algum dinheiro. E o melhor instrumento para responder essa pergunta “o que devo fazer?” é um bom planejamento estratégico.
Com ele, você definirá bem claramente os seus objetivos de curto, médio e longo prazo, tentará antecipar movimentos do mercado que afetem o seu negócio (tantos os ruins como os bons – não se esqueça que algumas empresas conseguem até mesmo crescer e lucrar durante a crise, mas só se estiverem preparadas) e organizar tudo isso de forma lógica, clara.
Portanto, se eu posso te dar um conselho para a crise, o conselho é FAÇA SEU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E FINANCEIRO agora. Será um dos melhores investimentos que você pode fazer, porque dele dependem todas as outras decisões de investimentos (ou desinvestimentos) que você terá que fazer este ano e nos próximos.
Nunca é tarde para pensar no futuro da sua empresa. 2017 já começou mas ainda está longe de acabar, bora planejar o futuro da sua empresa agora mesmo!
Head de Canais Comerciais B2C&B2B | Planejamento Estratégico | GTM ( Varejo, Ecommerce, KAM, CRC / BPO) | Client Success, CX, CS, CRC | MBA Gestão Empresarial | Empreendedorismo
7 aMauricio De Setti Alves Eduardo de Setti Alves