COSMETOVIGILÂNCIA (tão estratégico)
Este tema não deveria ser encarado (ou desconsiderado) por mera obrigatoriedade Legal. Sim, existe Legislação que estabelece que as Empresas detentoras de produtos no Mercado devem monitorar os produtos e comunicar riscos e desvios decorrentes do uso do produto (RDC 332/2005). Mas, tudo que vem de requisito Legal é visto apenas e somente como burocrático.
E, aqui, eu discordo veemente. Um bom processo de Cosmetovigilância traz resultados fantásticos para os donos de Marcas. Apresenta o desempenho de seus produtos no Mercado, mostrando, além da satisfação (ou não) do consumidor, aspectos técnicos que podem servir de melhorias para novos desenvolvimentos (uma embalagem difícil de abrir, um pó que "esfarela" muito, um batom que está "quebrando" mais que os outros, válvulas que não funcionam etc) enfim, detalhes que ajudam muito em novos desenvolvimentos.
De fato, isto vai além de um processo de Tratamento de Reclamações, dentro da Garantia da Qualidade. A diferença é que, no âmbito da Cosmetovigilância, se observa não somente os aspectos de desvios de qualidade, mas também, os aspectos de segurança e eficácia dos produtos, analisando seu perfil de reclamações, construindo histórico, documentando e fundamentando respostas aos questionamentos do Consumidor. Traz as respostas para satisfação quanto aos resultados esperados pelo consumidor e a ausência de ocorrências de reações adversas. Se o produto foi desenvolvido, testado e aprovado dentro dos critérios estabelecidos, a análise deste processo apenas confirma isso. Se há algo errado, entra a necessidade de ação mais efetiva, de imediato.
Além de tudo isso, que confere grande segurança para o Negócio, a análise constante do desempenho do produto no Mercado traz excelente panorama do perfil de reclamações de seus produtos. Cada Marca possui seu padrão de reclamações e isto deve ser construído. Não existe ZERO reclamações. Existe o padrão mínimo que seu histórico construiu, evidenciado pela ausência de riscos e sem situações de gravidade. O monitoramento deste desempenho, num histórico crescente leva à agilidade e assertividade para novos desenvolvimentos.
Ferramenta indispensável para áreas de Pesquisa e Desenvolvimento e Marketing, a Cosmetovigilância é muito estratégica para empresas que queiram agilidade e assertividade em seus desenvolvimentos. Sou uma defensora árdua do caráter estratégico deste trabalho e lamento que nem todas as empresas se atentem a isso.
Regulatory Affairs | Assuntos Regulatórios | Grupo Boticário
5 aÓtimo artigo!