Você se sente apto a ser um Líder?

Você se sente apto a ser um Líder?

Há tempos penso em expor o que penso sobre a questão de "Formação de Líderes" e a dúvida sempre me acompanhou. Seria radical demais em minhas ponderações?

Acho que a Experiência confere a liberdade de me posicionar, sem me importar com teorias contrárias. Já vi várias postagens aqui que vão na mesma linha de meu pensamento: não se transformam profissionais de bom desempenho em bons gestores, obrigatoriamente. A Meritocracia tem que ser bem desenhada, com opções de carreira para os talentos (e tão pouco se usa a carreira em Y...)! Todos que se dedicam profissionalmente têm suas ambições e desejam enxergar seu crescimento e batalhar por isso. Se deparam com a opção de Gestor e acreditam que este deve ser o caminho a ser percorrido.

Assim se perdem os bons técnicos, especialistas, analistas e se encontram os Gestores aprendizes, aonde as equipes precisam "fazer de conta" que está tudo bem e ir levando. Equipes precisam de Líderes! Alguns líderes se fazem pelo perfil Nato, que levam todos consigo por que possuem um carisma genuíno e assim a capacidade de impulsionar, são admirados e as pessoas têm motivação em acompanhar). Isto é coisa pra poucos e eu tenho o prazer de conhecer dois assim. Outros, fazem o estilo "sou Gestor e agora cobro, bato e pergunto depois". Acabam se tornando desafetos e contribuem para o desejo de trocar de emprego ou de Área. Para os considerados bonzinhos, legais, fica o cenário do desencanto e a decepção pois a conivência com todos e com tudo também leva ao desestímulo. Nenhum desses estilos garante um bom clima de equipe.

O Líder deve ser respeitado. Por sua habilidade de compartilhar, de ensinar e, principalmente de conduzir para bons resultados. De transformar. Com profissionalismo, parceria e respeito. Isso gera admiração, entre todos.

Para muitos que já me consultaram (pela proximidade mesmo) sobre oportunidade de crescimento, pelo fato de "ter que se pensar em carreira de gestor pois é a única opção pra não estacionar" eu sempre respondo: E por que não ficar como o bom especialista que você é? Quem disse que bom profissional é somente aquele que "sobe"? O importante é não estacionar no seu aprendizado, em sua atualização profissional e em Você mesmo. Se o seu talento não for reconhecido, considere avaliar outras opções. Mas não se iluda e nem se fixe em Gestão, se você não se sente com este perfil. Veja se, informalmente, você tem perfil de liderar pessoas à sua volta. A auto avaliação é muito importante. E seja Feliz fazendo o Seu Melhor!

ADRIANA BERTONI

Consultora Jurídica | Trabalhista | Civil | Comercial | Contencioso | Compliance

7 a

Perfeito! Parabéns! Ser lider realmente é para poucos.

Ariadne Tramontina Morais

Regulatory Affairs Director at ABIHPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos/Brazilian Industry Association of Cosmetics, Toiletries and Fragrances.

7 a

Ana, texto maravilhoso!! Penso exatamente como você!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ana Lucia Pereira

  • A Distribuição e a Regulação

    A Distribuição e a Regulação

    Em tempos de Operadores Logísticos gigantescos, com capacidade para atendimento de muitas unidades de negócio - que são…

  • COSMETOVIGILÂNCIA (tão estratégico)

    COSMETOVIGILÂNCIA (tão estratégico)

    Este tema não deveria ser encarado (ou desconsiderado) por mera obrigatoriedade Legal. Sim, existe Legislação que…

    1 comentário
  • desafios das áreas de P&D e Regulatórios

    desafios das áreas de P&D e Regulatórios

    Pra quem já tem um "certo tempo" na área Cosmética pode fazer um bom comparativo entre o período crítico e muito, muito…

    1 comentário
  • O que sabem (sobre) os Profissionais da área Regulatória?

    O que sabem (sobre) os Profissionais da área Regulatória?

    Desde o início de minhas atividades na área regulatória, lá no início dos anos 2000, já entendia que este profissional…

    13 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos