Covid-19: A maratona da transformação assistida.
Durante esses dias você pensou, escutou ou viu em algum comentário, “eu só via isso em filme”. Algo saiu do roteiro, entrou em ação e os telespectadores foram dessa vez, os atores principais para vivenciar essa História. Algo invisível aos nossos olhos tomou conta do nosso dia a dia. A maior maratona de todos os tempos pede um descanso obrigatório. Momento esse que nos é solicitado uma pausa para respirar em vez de continuar a corrida.
Alguns corredores buscam tempo, velocidade, os primeiros lugares e, para outros, um algo a mais que der mais sentido a vida. Uma parte têm medo de ficar pra trás, sente-se envergonhados por não terem coragem, preparo e expertise. Porém, para aprender é necessário determinação. Para conquistar, você precisará de algo muito importante como aliado, a força de sua mente e a persistência. Incluir novos hábitos, comportamentos e revisar conceitos não são tarefas facéis. É aqui que muitos desistem. Começam, mais não conseguem manter o ritmo necessário e o tempo adequado para você conseguir passar do estágio. Tudo isso que estamos vivendo, o maior apelo é, não corram, pare, reflita e analise todo o fluxo de sua vida, negócio, do mundo e de todos aqueles que estão a sua volta. Nessa maratona, a caminhada é lenta, é hora de adaptação, reaprender e reconstruir. É fundamental olhar para o próximo e perceber que só iremos conseguir alcançar o propósito atual se estivermos em sinergia e alinhado ao mesmo compromisso.
“Nós mudamos sem perceber. Estamos em meio a mudança nesse exato momento” (Sunim, 47, 2017).
O momento pede isolamento social. Todo o treinamento para você vencer essa caminhada será dentro de você, de seus lares e de uma pessoa distante que está disposto a te ajudar. Quem estar à frente para analisar se todo o percurso está ok, são pessoas aptas pra isso. Elas querem que todos reiniciem a caminhada com segurança. Enquanto o trajeto não é liberado é necessário fazer a sua parte, procurar entender o que você precisa colaborar para reverter esse cenário. A contribuição de todos em prol ao bem comum é essencial. Essa experiência busca mostrar que algo precisa ser ajustado. Toda História tem uma lição.
Portanto, hoje não adianta querer chegar primeiro. Se alguém ficar pra trás ou o percurso não estiver 100% liberado. Você irá se desgastar e perceber que sozinho sem eles a caminhada não terá sentido e o seu resultado será na mesma proporção. Sendo assim, não haverá ninguém para compartilhar esse momento. A vitória é surpreendente quando além de um bom preparo e ousadia é ter o sentimento de solidariedade. Quando for liberado o acesso, visualize que maravilha é cruzar a linha de chegada sem correria. Apenas caminhe, observe e sinta quanta coisa mudou ao longo dessa maratona que o mundo nos ensinou a enfrentar a sermos bem melhor que ontem.