Covid x local de trabalho.

Atualmente a grande maioria, se não todas, as empresas estão em regime de trabalho remoto/teletrabalho. Nas primeiras semanas foi notório as dificuldades de adaptação tanto por parte da empresa como de seus colaboradores, as aplicações como skype, teams, meet entre outras foram bombardeadas com um numero gigante de pessoas. Passado o período caótico, tanto empresa como colaborador entraram em sintonia e os trabalhos diários e corriqueiros foram sendo entregues, a vida voltou ao normal... Ou quase isso.

Apos a adaptação e normalidade da vida, e a pandemia sendo controlada, ou melhor " acostumada" como fica a questão: Voltamos ao regime antigo? Trabalhar na empresa diariamente ? Ainda ninguém sabe responder ao certo, mas temas como: " O valor deste imóvel é muito caro", " temos muitas despesas de pessoal para manter este imóvel" entram na mesa de discussões com força.

É um fato que a locação de um edifício ou mesmo andares de um, para abrigar colaboradores de uma empresa é caríssimo, fora os custos de para manter esse "organismo" ativo( infraestrutura de rede, limpeza, água, energia, cafe e etc...) acredito que hoje toda grande empresa pensa: " sera que se eu mandar os meus colaboradores para o trabalho remoto/teletrabalho vou ter ganhos?" Não parei para fazer contas mas acredito que deve ser um lucro, ou melhor, uma não despesas considerável. Alguns colegas já confeccionaram a mim que as empresas onde foram contratados adotaram o regime de teletrabalho e entregaram imoveis para conter custos.

Acredito que essa mudança seja benéfica porem tem alguns pontos que vale ressaltar, todos hoje que estão em trabalho remoto/teletrabalho a mais de 2 meses notaram que todas as contas subiram, e que esse valor não foi acrescido do seus salario como "subsidio" então fica a duvida será que ira valer a pena ter um teletrabalho sem um ajuste de salario ? Quanto custa o conforte de trabalhar em casa e não pegar transito e transportes públicos para chegar ao trabalho ?

Não estou abordando aqui outros temas como: família em casa, impossibilidade de trabalho em casa por falta de espaço ou filhos em casa, se abordarmos esses temas a conversa fica extensa e foge do tema em que estou focando: "Os valores gastos".

Vamos refletir...



🔎William Bernal

Tech Manager | Global Teams | Remote Only

4 a

Algumas empresas disponibilizaram auxílio internet, uma bolsa no primeiro mês para aquisição de uma cadeira/mesa adequada etc. Mas isso foi só em algumas empresas específicas (e muito bem estruturadas, pelo visto). Realmente, quem não tinha home office montado em casa tomou um choque. Eu já tinha, inclusive com mais posições de trabalho, já que minha esposa trabalha em HO e eu também já fazia home office com uma certa frequência. Mas acho que o maior "ganho" do profissional é na qualidade de vida. Mesmo "perdendo" um pouco com o aumento das contas, o ganho em tempo é absurdo, principalmente nas grandes capitais onde levar 1 hora pra ir e 1 hora pra voltar do trabalho é algo "normal".

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos