CPI nos EUA baliza apostas de cortes nos Juros em Setembro
E os Mercados Hoje?
Investidores na Europa e ao redor do mundo estão atentos à divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA, na expectativa de que os dados reforcem a possibilidade de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve no segundo semestre, possivelmente a partir de setembro.
As bolsas europeias apresentam alta na manhã desta quinta-feira, ampliando os ganhos da sessão anterior, à espera de novos dados de inflação dos EUA que possam influenciar a política monetária americana.
Na Alemanha, a taxa anual do CPI desacelerou para 2,2% em junho, potencialmente facilitando um novo corte de juros pelo Banco Central Europeu (BCE). Contudo, autoridades do BCE indicaram que provavelmente farão uma pausa na reunião de 18 de julho, após reduzirem os juros pela primeira vez em quase cinco anos no início do mês passado, devido à persistente alta de alguns componentes da inflação na zona do euro, especialmente os custos de serviços.
Na Europa, os principais índices de ações registram alta nesta manhã, ampliando os ganhos do pregão anterior. No campo macroeconômico, a produção industrial do Reino Unido aumentou 0,2%, enquanto o setor de serviços cresceu 1,1% em maio, em linha com as expectativas. O PIB do Reino Unido avançou 0,4% em maio, o dobro das projeções, e no acumulado de 12 meses, cresceu 1,4%, afastando os temores de recessão do ano passado. Na Alemanha, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,1% em junho e 2,2% na comparação anual, conforme esperado. O índice Euro Stoxx 50 registra alta de 0,3%, o FTSE 100 sobe 0,2%, o CAC 40 0,3% e o DAX 0,1%.
Em Wall Street, os índices futuros de Nova York apresentam sinal negativo após o S&P 500 e o Nasdaq alcançarem novas máximas históricas na sessão anterior, impulsionados pela expectativa de cortes na taxa de juros pelo Fed em setembro. Hoje, o foco está na leitura do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA, que fornecerá informações cruciais sobre a direção da política monetária no país.
No mercado de câmbio, o dólar opera em queda frente às principais moedas fortes, enquanto apresenta desempenho misto em relação às divisas emergentes. No mercado de crédito, os rendimentos dos treasuries mostram comportamento diverso, com a ponta curta da curva de juros abrindo e a longa fechando.
No setor de energia, os preços do petróleo sobem moderadamente nesta quinta-feira, estendendo os ganhos da sessão anterior. A Agência Internacional de Energia (AIE) deve apresentar seu relatório mensal, contendo análises e previsões para o mercado de petróleo.
Na Ásia, os principais índices de ações encerraram em alta, seguindo o otimismo de Nova York na sessão anterior. Em Tóquio, o Nikkei avançou 0,94%, atingindo uma nova máxima histórica acima dos 42 mil pontos. Em Taiwan, o Taiex registrou ganho de 1,60%, impulsionado pela alta de 3,3% das ações da TSMC, maior fabricante de chips do mundo. Em Hong Kong, o Hang Seng subiu 2,06%, enquanto os índices chineses tiveram alta entre 0,55% e 2,35%. Na Coreia do Sul, o Banco Central manteve a taxa de juros em 3,5% ao ano pela 12ª vez consecutiva, conforme esperado.
Recomendados pelo LinkedIn
Agenda Brasil
09:00 – Vendas no Varejo – IBGE
09:00 – Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – IBGE
11:30 – Leilão de NTN-F & LTN – Tesouro Nacional
Agenda Internacional
03:00 – ALE: CPI – GFSO
09:30 – EUA: CPI & Núcleo – BLS
09:30 – EUA: Pedidos de Auxílio Desemprego – DoL
12:30 – EUA: Discurso R. Bostic – Federal Reserve Atlanta
14:00 – EUA: Leilão de Títulos de 30 anos – Tesouro Americano
14:00 – EUA: Discurso A. Musalem – Federal Reserve St. Louis
14:00 – EUA: Resultado Fiscal Mensal – Tesouro Americano