CRÉDITO RURAL: o que é e como funciona.
O agronegócio brasileiro tem sido o forte esteio da nação, gerando produção de alimentos e commodities, empregos, renda, saldos positivos na balança comercial do país.
Para a safra 2019/2020 foram disponibilizados mais de R$ 220 bilhões para o crédito rural. Esse recurso é disponibilizado para comercialização, industrialização de produtos, custeio e investimento de bem e serviços na propriedade.
O crédito rural é o mecanismo mais intenso de atuação do governo em apoio à agropecuária nacional, onde visa o desenvolvimento econômico e social do setor rural. Desse modo, há a liberação de verba para a comercialização (despesas posteriores a produção) ou industrialização de produtos (industrialização de produtos agropecuários), custeio do ciclo produtivo (cobrir os gastos) e investimentos na propriedade (aplicações de bens ou serviços, como compra de maquinário e construção).
O crédito rural têm como objetivos fortalecer o setor rural, estimular os investimentos, incentivar a adoção de novas tecnologias e aumentar a produtividade, melhoraria de vida da população rural, estimular a geração de renda na agricultura familiar e o proteger o meio ambiente.
Os recursos vêm do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), fundos constitucionais, poupança rural, letras de crédito do agronegócio, e de depósitos à vista. Quem oferece o crédito são as instituições financeiras autorizadas. Quem pode se beneficiar com o crédito rural são os produtores rurais (PF ou PJ), cooperativas de produtores rurais, agentes envolvidos com pesquisa e serviços agropecuários e serviços de escoamento de produção.
Todos os anos o governo federal divulga o plano agrícola e pecuário com o montante de recursos e as condições que deverão ser observadas pelas instituições para o financiamento aos produtores rurais.
Agrônomo | Consultor Agrícola | Gerente de Vendas | Agronomiadescomplicada
4 aExcelente esclarecimento. Sem duvida alguma esse é um dos créditos mais importantes do pais, responsável diretamente por alimentar e impulsionar o setor agropecuário, que por sua vez mantem-se em constate crescimento impulsionando o PIB nacional.