CRÍTICO: Criticando as Circunstâncias

CRÍTICO: Criticando as Circunstâncias


Criticar as circunstâncias e eventos de nossas vidas e concluir que estão deficientes leva a uma das maiores e mais destrutivas mentiras do Crítico: “Você vai ser feliz quando…”

Muitos dos CEOs que treino e que estão na metade dos 40 anos ou no começo dos 50 mostram sinais de alguma espécie de crise de meia-idade. Ironicamente, as crises mais profundas são vivenciadas por aqueles que alcançaram um número maior de objetivos que se propuseram a alcançar. Esses objetivos costumam estar relacionados a conquistas financeiras e a atingir o ápice da profissão. A crise vem de finalmente conseguir alcançar esses objetivos há tanto buscados e se dar conta de que a felicidade prometida que supostamente os acompanharia não está em lugar nenhum. No núcleo da crise de meia-idade está a pergunta: Será que alguma coisa pode me trazer a paz e a felicidade ilusórias que busco todos esses anos? A busca, obviamente, foi orquestrada pelo Crítico e por sua grande mentira: “Você será feliz quando…”

Quando você examina essa mentira mais de perto, vê que na verdade há duas mentiras embutidas nela. A primeira é que você não pode ser feliz em suas circunstâncias atuais. A maior parte de nossa infelicidade deriva simplesmente dela. Essa mentira coloca uma condição de “quando” em nossa possível felicidade; pode ser quando você conseguir seu primeiro milhão, quando for promovido, quando conseguir ser presidente da sua própria empresa, quando criar os filhos e os mandar para a faculdade, quando alcançar a segurança da aposentadoria etc.

A segunda mentira é que o “quando” é um alvo em movimento e não uma promessa a ser cumprida. Quando você conseguir seu primeiro milhão, o Crítico vai permitir que faça uma comemoração de dois minutos ou de dois dias, para depois convencer você de que não pode realmente ser feliz se não tiver uma segunda casa de campo, como sua melhor amiga da faculdade. Afinal, você é tão inteligente quanto ela, e é justo que também tenha uma, certo? O “quando” é renegociado assim que está prestes a ser alcançado. Milhões de pessoas morrem todos os anos ainda esperando alcançar o último “quando”. Esse alvo em constante movimento é uma miragem e uma técnica-chave que o Crítico usa para garantir sua infelicidade eterna.

O “quando” para a paz e a felicidade é na verdade agora, independente das circunstâncias do seu trabalho e da vida pessoal. Qualquer outro “quando” é mentira do Crítico. O Sábio ajuda você a sentir paz e alegria independente do que está acontecendo em qualquer área da sua vida, enquanto os Sabotadores fazem você se sentir incompleto sejam quais forem as circunstâncias. O Sábio está certo: não se trata das circunstâncias. Não se trata do “quando”. A questão é quem está sussurrando ou gritando no seu ouvido enquanto interpreta as circunstâncias para você.

Pense em cada “quando” que você declarou para si mesmo no passado e que realmente atingiu. Quanto tempo sua felicidade durou antes que você (seu Crítico) renegociasse uma nova? Que “quando” você está buscando agora como condição para sua felicidade e paz? Você estaria disposto a reconsiderar e desistir desse “quando” acreditando que pode ter grande paz e felicidade no trabalho e na vida agora mesmo?

Trecho do Livro: Inteligência Positiva: por que só 20% das equipes e dos indivíduos alcançam seu verdadeiro potencial E COMO VOCÊ PODE ALCANÇAR O SEU. Autor: Shirzad Chamine

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Juliano Souza

  • FLORENCE NIGHTINGALE

    FLORENCE NIGHTINGALE

    Teoria Ambientalista. O legado de Florence Nightingale: princípios e conceitos centrais da teoria ambientalista A…

  • FLORENCE NIGHTINGALE

    FLORENCE NIGHTINGALE

    Florence Nightingale (1820-1910) foi uma destacada enfermeira inglesa. Criou a primeira Escola de Enfermagem da…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos