CRENÇAS: como elas podem nos impulsionar ou nos impedir de agir
Crenças são pensamentos inconscientes que guiam nossa tomada de decisão e nossas escolhas. Pensamentos que tomamos como verdades absolutas.
São pensamentos que tivemos muitas e muitas vezes, foram reforçados tantas vezes que não nos damos conta de que é um pensamento, por isso passamos a encará-los como sendo a realidade.
Essas crenças que, para nós, são verdade absolutas, acabam tendo um papel de "permissão" para nossas ações.
Quando temos crenças que nos impulsionam a fazer algo, chamamos de cresças estimulantes ou fortalecedoras. Esse tipo de crença são as que nos dão "permissão" para fazer algo, por exemplo:
Pensamentos como esse, nos encorajam a seguir em alguma empreitada, aceitar um desafio, passar por dificuldades, por que temos a crença que nos diz para seguir em frente que vai dar certo!
Por outro lado, temos crenças que não nos permitem fazer algo, que nos bloqueiam, funcionam como barreiras. Essas são as famigeradas crenças limitantes:
A partir dos pensamentos que temos, das crenças que temos, nós agimos. Logo, se você pensa que é capaz de aprender uma nova atividade, é muito provável que tenha motivação para estudar, praticar e aprender sobre algo novo.
Recomendados pelo LinkedIn
Mas por outro lado se você se acha não é capaz de aprender algo, simplesmente seu comportamento será condizente com essa crença. Seu cérebro não te permite agir diferente daquilo que ele aprendeu como sendo uma verdade absoluta, mesmo que essa verdade não seja a realidade.
O que isso quer dizer?
Todos os nossos comportamentos, derivam de um pensamento; tudo que fazemos na vida é precedido de um pensamento, por isso, se queremos mudar nossa realidade, mudar nosso estado atual, em qualquer área da nossa vida, precisamos antes mudar o nosso pensamento, ou seja, mudar nossas crenças.
Essa mudança não é tão simples, principalmente quando falamos de crenças que incorporamos desde a infância, que esteve presente grande parte da nossa vida.
Mas é possível mudar, se você prestar mais atenção e estar mais consciente dos seus pensamentos e comportamentos e nas decisões que você toma.
Para ajudar nesse processo de ressignificação de crenças, vou trazer um exercício prático para você na próxima edição da Newsletter. Fique de olho.
Valéria Oliboni
Mentora de Carreira