Qual será o seu propósito?
Muita gente acha que propósito deve ser uma missão nobre, e que em algum momento da vida vai terá um insight, uma revelação que vai apontar seu propósito.
Mas não foi assim comigo, não é assim também para a maioria das pessoas, e provavelmente não será assim com você.
Quando a ficha caí e você tem um pensamento “Putz, é isso que eu devo fazer!”, pode ter certeza que isso acontece porque você já começou a se questionar e buscar respostas. Nada vem do nada!
Bom, mas então, como saber que encontrou e está trabalhando no seu propósito?
A resposta é simples, embora o processo exija dedicação:
Por meio de AUTOCONHECIMENTO você vai identificar possíveis OPORTUNIDADES e com base nisso, fazer uma ESCOLHA CONSCIENTE. Isso mesmo, você vai escolher!
Vamos ver isso um pouco melhor?
Se você está buscando seu propósito, muito provavelmente está buscando um trabalho ou uma carreira em que se sinta útil, realizada e que tenha prazer na maior parte das atividades que envolve esse trabalho e claro que você ganhe dinheiro com isso.
Nessa hora, você precisa começar a desenvolver AUTOCONHECIMENTO, ou seja, conhecer suas preferências e valores, o que você faz bem, quais habilidades você tem, o que gosta e não gosta e seus interesses profissionais.
Sabendo disso, a próxima fase é de hora de explorar o mercado: quais são as profissões ou carreiras em que você coloca em prática suas habilidades e talentos, em que pode se aprofundar nos assuntos e atividades que mais te interessam?
Recomendados pelo LinkedIn
Buscar profissionais da área e explorar a RELIDADE dessa carreira, e entender onde estão suas OPORTUNIDADES, como elas se apresentam e o que você precisa se quiser aproveitar alguma delas.
Por fim, sabendo quais são suas oportunidades, é a hora da ESCOLHA CONSCIENTE: é decisão que você toma a partir da análise que faz de quem é você e o que você deseja profissionalmente, com o que há de oportunidades, entender qual é a que mais combina com você e mais tem chances de te realizar profissionalmente.
Escolha feita: é hora de planejar para fazer a mudança acontecer, mas isso já é assunto para outro artigo, não é mesmo?
Valéria Oliboni
Consultora e Mentora de Carreira
Siga meu perfil nas Redes Sociais:
LinkedIn: www.linkedin.com/in/valeriaoliboni
Instagram: @valeria.oliboni