Crenças Limitantes, você conhece?

Você já se deparou em um momento da sua vida, seja ela profissional ou pessoal, onde questionava-se sobre alguns temas e através das respostas que tentava dar a esses questionamentos ao invés de elevar-se o faziam diminuir não acreditando em você?


Em nossa vida é comum nos questionarmos sobre vários fatores, e principalmente quando estamos no mercado de trabalho onde a disputa muitas vezes é acirrada dentro das organizações. Mas o que tem haver e o que são Crenças Limitantes?

As Crenças Limitantes está dentro de você no seu consciente, isso mesmo, você as criou e somente você pode quebrar essas crenças. Isso ocorre pelas experiências vividas desde a sua infância, dos atos, experiências familiares, da vida escolar e até da vida profissional. Todos possuem Crenças Limitantes, alguns um pouco menos e outros mais agravantes que prejudicam em sua vida.

Essas crenças muitas vezes também criamos como forma de auto sabotagem. A auto sabotagem é uma forma de proteção que nosso consciente cria, e normalmente ocorre em situação como por exemplo, quando estamos em uma zona de conforto em nossa vida profissional. Você está confortável em seu trabalho, nada acontece de novo, mas está ali estável recebendo o seu salário, quando menos espera surge uma oportunidade. O seu consciente começa a criar várias formas de proteção para que não saia da zona de conforto lhe dizendo que você não é bom suficiente para aquela oportunidade, você não possui qualificações, os outros candidatos são melhores que você, você precisa ter curso de especialização e entre outras tantas formas.

As crenças se criam e você começa a acreditar nelas, e deve tomar cuidado com isso. É difícil entender e saber lidar, mas através de sessões de coach, o seu Coach pode identificar isso e trabalhar com você. O importante nesse momento é você elencar e escrever seus pontos fortes e pontos fracos, seja sincero, não tenha medo em escrever isso. Esse exercício lhe ajudará a identificar os pontos que pode explorar em uma oportunidade que surgir e também a trabalhar para melhorar os pontos fracos, e assim poder demonstrar que você está ciente de seus pontos fracos e que está trabalhando neles para melhorar.

Confesso, que é um processo difícil, não é fácil. Carregamos em nosso consciente crenças de coisas que ocorreram em toda a nossa vida, isso é um fator humano, assim como uma criança quando você diz não para algo que ela não deve fazer. A insistência do não será tanto para ela que um dia ela vai dizer que não pode fazer aquilo porque disseram não a ela, mas o porquê do não ela não sabe, mais tarde aprenderá, e talvez terá que quebrar essa crença que foi lhe ensinada.

É comum isso ocorrer, mas não se preocupe, há formas de se identificar essas crenças limitantes e trabalhar isso para quebrá-las, e assim você poder ter uma vida pessoal e profissional com outro olhar quando uma oportunidade vier bater a sua porta, então prepare-se, fique atento e seja confiante no seu potencial e suas competências.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Cleiton Speransa de Souza

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos