Crescer no AGRO com qualidade, mantendo a essência da empresa.

Crescer no AGRO com qualidade, mantendo a essência da empresa.

Nós começamos há 12 anos atrás, uma revenda de insumos agrícolas, 2 lojas, Goiânia e Rio Verde, 5 colaboradores, poucos parceiros de insumos e uma vontade enorme de vencer. Nosso nome, Elo Agrícola.

Tínhamos algumas vantagens competitivas, tínhamos pessoas já experimentadas do agro e outras com experiência em empreender, mas construir uma empresa no mercado agrícola era algo totalmente novo.

Não queríamos ser mais do mesmo, precisávamos definir a nossa estratégia, o nosso posicionamento, quem seríamos nós naquele mercado.

Definimos que seríamos amigos das novas tecnologias para levá-las pro campo, iríamos estabelecer relacionamentos duradouros com nossos clientes e parceiros, precisávamos ajudar os agricultores a comercializar bem sua produção e teríamos que ter uma equipe de alto nível.

O tempo passou e mostrou que acertamos bem a nossa estratégia, crescemos rápido, com muita segurança empresarial, as parcerias foram se apresentando e a nossa empresa se consolidava no mercado.

Mas algo nos incomodava, não gostávamos daquela posição de “Revenda”, não condizia com o que pensávamos e fazíamos, não gostávamos da nossa posição de intermediário, de atravessador, queríamos sair da frente do produtor e sentar ao seu lado. Não queríamos falar de produto, preço e promoção, queríamos falar de negócio.

Essa visão nos contaminou, era algo diferente do praticado no mercado, realmente nos diferenciava, nos dava mais propósito, mas ainda faltava algo que sabiamente o tempo foi nos mostrando: Nós precisávamos colocar de forma verdadeira os clientes no centro da nossa atenção.

Mas você pode perguntar, mas e daí? o que mudou? O que isso significa?

Para nós mudou tudo!

Colocar o cliente no centro significa calçar os sapatos dele, entender quais são as suas reais necessidades, onde estão os seus maiores desafios? Seriam operacionais, compra de insumos, venda de grãos, pessoas, família, produtividade, rentabilidade, doenças, pragas, fertilidade de solo,... e depois de descobrir, usar a nossa capacidade máxima para levar a solução mais adequada, mais apropriada para aquele momento, desenhar o caminho pro futuro e tudo isso feito de uma maneira justa, honesta, transparente mostrando que o nosso compromisso é forte e verdadeiro.

Parece mágico ou conversa fiada, mas para nós não é e nunca será.

Focar no cliente exige muito trabalho, muita dedicação, muita vontade de fazer melhor, de ser melhor como pessoa, como profissional. Nós buscamos isso todos os dias, tornou-se o nosso mantra.

Estamos longe de estarmos prontos, perfeitos, mas como já dizia Raul preferimos ser uma “metamorfose ambulante”, que percebe as mudanças de mercado, os novos anseios dos clientes, e assim utilizamos nossa força inquieta para transformar a realidade a nossa volta. Temos um propósito, vamos contribuir firmemente para termos uma agricultura e agricultores cada vez mais felizes e saudáveis sob todos os aspectos.

Mas, e o que construímos? Uma empresa? Não! Construímos uma cultura muito forte que cada dia que passa está mais presente na vida de nossos colaboradores. Estes sim estão construindo uma grande empresa!

Nunca foi fácil e nunca será, trabalhamos muito, dedicamos muito, temos orgulho do que construímos até o momento e sonhamos todos os dias com um futuro grandioso. E o mais importante, estamos felizes, “tamo curtindo”, tá muito legal! Isso pra nós é fruto de trabalhar apoiado numa forte cultura e viver com um grande propósito.

Até a próxima! Um abraço!

Jhonatas Rodrigues

Representante técnico de vendas na Semeagro agronegócio

1 a

Top top

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de BR agro

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos