Criando a nossa nova e melhor realidade
Venho falando sobre a nossa capacidade de conversarmos com nós mesmos na tentativa de estabelecer uma linguagem positiva e produtiva, em direção à criação de uma nova realidade. E como é que a gente cria essa nossa nova e melhor realidade? Bom, simplesmente transformando diálogo interno. A gente precisa parar de ficar se contando histórias sobre nós mesmos, os outros ou sobre a vida. Diminuir a vontade de ficar dando opinião generalista para entrar numa conversa direta, assertiva, clara sobre as nossas reais habilidades, nosso poder, aqui e agora.
Você já parou para pensar quantas promessas de Ano Novo a gente abandonou? Isso acontece porque, geralmente, a gente anuncia que “iremos fazer”, ou seja, mais pra frente! Outro pensamento que atrapalha é ficar focando naquilo que não iremos fazer, no comportamento que vamos precisar “interromper”. Nosso diálogo interno entra em narrativa e fica contando histórias. É ai que a gente perde o controle. Tem a promessa de perder peso e bate a vontade de comer aquela pizza. Uma outra de economizar grana, mas pinta aquele “zap zap” com a roupa dos sonhos em liquidação, e só até amanhã. Como é que a gente vai lidar com isso quando o entusiasmo diminui e os pensamentos, de sempre, voltam pra nossa mente? Fazer o quê?
Assertividade no diálogo interno é a gente assumir o aqui e agora.
Usar linguagem assertiva tem impacto fisiológico e psicológico no tempo presente. Acredite, isso tem poder! O pensamento que vira um sentimento e faz a gente agir. É muito diferente eu dizer “Serei persistente...” (sabe Deus quando isso vai acontecer) e “Sou persistente!”. A primeira parece uma história que pode ou não acontecer. Já a segunda é uma intervenção nesse momento da nossa vida. Sou persistente aqui e agora, hoje! Isso tudo vai exigir que a gente experiente o uso da fala assertiva no nosso dia a dia. Preste atenção e pare de falar de forma genérica, contando histórias que você não quer viver.
#linguagempositiva #falaassertiva #aquieagora #promessasdeanonovo #viveravidaqueeuquero #páracomoblábláblá #gratidão #coragem #eusou #coachclaudio #coachdecarreira #desenvolvimentoprofissional #desenvolvimentopessoal