CRIANDO UM HÁBITO
Você já se viu fazendo algo de modo automática? Aos finais de semana pega o carro, e quando se vê está fazendo o caminho do trabalho? Ou já lembrou como foi aprender a andar de bicicleta, no inicio era difícil e requeria muito esforço, e após várias repetições e muita persistência, virou algo automático, ou seja, um HÁBITO .
O número de dias para criar um HÁBITO vária de autor para autor, algo entre 02 à 08 meses. Porém, nesse artigo falaremos sobre o livro O PODER DO HÁBITO de Charles Duhigg onde número a ser alcançado é 21 (dias).
Transformar um hábito não é necessariamente fácil nem rápido. Nem sempre é simples. Mas é possível. - Charles Duhigg
Nosso cérebro é uma máquina de poupar energia, nos primórdios da vida do homem, poupar energia fazia toda a diferença entre sobreviver ou morrer, e nos dias atuais ainda faz a diferença. E uma ótima forma de poupar energia é transformar atividades rotineiras em HÁBITOS, que podem ser simplificados em três fases:
- A DEIXA: é um sinal para ativar a segunda fase.
- A ROTINA: é realizada uma atividade de forma automática e frequente.
- A RECOMPENSA: é a obtenção de uma especie de prêmio após a execução da atividade.
Quando seu despertador toca toda a manhã, essa é a DEIXA que seu cérebro reconhece para acionar a sua ROTINA para levantar da cama e ir até o banheiro, passar a pasta de dente na escova da mesma forma todos os dias e sem ter que gastar energia pensando como essa tarefa será executada. Após a ROTINA você recebe a RECOMPENSA que é a ardência refrescante na boca que confirma que seus dentes estão limpos.
Esse looping serve para qualquer atividade, desde exercícios físicos até para aprender um novo idioma. A ROTINA é um dos alicerces do HÁBITO, e é importante que as tarefas sejam executadas dia após dia, ser consistente nas atividades,. e assim, com a DEIXA certa ativa a ROTINA, e isso levará a ter boas RECOMPENSAS.
Também procure por HÁBITOS ANGULARES, que são hábitos que geram um reação em cadeia ativando outros HÁBITOS. Como por exemplo, quando você começa a praticar exercícios regularmente, e acaba mudando outros comportamentos que não estão ligados diretamente a atividade física: comer melhor e levantar mais cedo da cama.
Quer resultados, crie bons HÁBITOS, pense a longo prazo e seja consistente.
Boa semana a todos!
CLEVERSON FERLA