A criatividade
No mundo corporativo, fala-se muito em inovação, pensamento fora da caixa, criatividade, etc. Num momento de crise, quando os mercados estão menores e o poder aquisitivo das pessoas cai, a concorrência aumenta e vai sobressair quem for mais inovador. Isso que eu escrevi não é segredo.
E também não é segredo que, como outros vários temas, muitas vezes a inovação fica só no bla bla bla, mas, no dia a dia, os profissionais têm suas capacidades criativas inibidas pelas empresas em que trabalham.
Tem um grupo profissional que pode nos ensinar muito sobre criatividade e inovação. Aliás, existem muitos grupos profissionais que podem nos ensinar sobre isso. Mas vou destacar um em particular: os chefs de cozinha, ou os cozinheiros.
Alex Atala dispensa apresentações. Mas, se você ignora quem ele é, clique aqui. O admiro pelo que ele foi capaz de criar com muito trabalho, foco, empenho, etc. Além de pilotar o fogão na cozinha do restaurante DOM, em São Paulo, que está entre os melhores do mundo, ele também é um grande pesquisador sobre sabores da cozinha brasileira.
Infinitos são os sabores e os pratos brasileiros, dada a vastidão cultural do nosso país. E a tarefa do Atala é justamente colher esses sabores e colocá-los no prato. E é uma tarefa que exige muita criatividade. Como ele diz no vídeo abaixo, criatividade é fazer o que todo mundo faz de forma diferente e supreendente.
É um profissional que de certa forma me inspira.
Outro vídeo que vou recomendar é a entrevista dele ao programa Roda Viva, na TV Cultura.