Criativos, aqueles que mudam o mundo
Ser criativo é o mesmo que pensar diferente, é ser original. São os criadores de ideias que acham que podem mudar o mundo, são os que efetivamente o fazem.
A criatividade faz a diferença como capacidade humana responsável por grandes mudanças e transformações. É a criatividade a grande responsável pela evolução da humanidade.
Através da reflexão e do silêncio conseguimos encontrar os caminhos para a criatividade. Qualquer pessoa poder desenvolver esta qualidade e treina-la, está ao alcance de todos este super poder útil para as mais diversas situações.
A criatividade pode ser estimulada através de um processo onde existem três ações que são colocadas em prática, a primeira é a atenção, que se refere ao momento que o indivíduo vê uma oportunidade ou problema. A segunda é a fuga, onde a pessoa deixa de pensar na realidade presente e abre a mente. Por ultimo, o movimento, o indivíduo explora a sua imaginação, gerando novas ideias e faz ligações inéditas.
Outras das formas para estimular a criatividade é utilizando o brainstorming, uma técnica de grupo ou individual, na qual são realizados exercícios mentais com o objetivo de explorar potencial de ideias com um baixo risco de atitudes inibidoras. Conhecido também como “tempestade de ideias” foi popularizado pelo publicitário Alex Faickney Osborn. Este formato é implementado em três fases distintas, onde a primeira é aquela onde são geradas as ideias, a segunda têm com objetivo esclarecer os processos, e a terceira é a avaliação das ideias propostas.
É importante mudar a forma como olhamos para as coisas, muitas das vezes as nossas rotinas criam uma monotonia, inibindo assim a nossa imaginação. É importante imaginar abordagens contraditórias e dessa forma promover o pensamento do impossível, o inatingível, o inigualável, deixar a nossa caixa de pensamentos limitadora e pensar fora dela, explorando novos horizontes através de uma floresta preenchida por muitos obstáculos.