Crise de conexão no trabalho: como superar problemas interpessoais
Neste artigo, examinaremos algumas estratégias que podem ajudar a melhorar relacionamentos, fortalecer equipes e diminuir a desconexão no ambiente de trabalho.
Por Eliana Ozores — Ma. em Comunicação — ECA/USP
O impacto da crise de conexão no local de trabalho
É fácil se desconectar com pessoas com quem interagimos diariamente, neste mundo acelerado e tecnologicamente avançado, principalmente no local de trabalho.
Essa "crise de conexão", onde as necessidades socioemocionais não são acolhidas, pode levar a conflitos interpessoais e afetar a produtividade, além do moral da equipe.
Matthew Lieberman, psicólogo e neurocientista, afirma que a dor social (rejeição ou palavras duras) é tão real quanto a dor física e que relacionamentos interpessoais têm uma força expressiva em como as pessoas se sentem no cotidiano.
Conflitos interpessoais podem ativar o burnout e diminuir o engajamento, influenciando a qualidade do trabalho, então, as empresas precisam promover um clima organizacional positivo.
O incremento de um ambiente colaborativo e respeitoso é primordial para a eficiência operacional e a saúde mental dos colaboradores.
Segundo pesquisa da Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil), grande parte dos profissionais brasileiros considera conflitos interpessoais como principal fonte de estresse no trabalho.
Portanto, desenvolver habilidades socioemocionais e programas de bem-estar passou a ser uma prioridade para algumas empresas.
Os problemas mais comuns identificados neste estudo são: falhas de comunicação, competição excessiva, concorrência e falta de reconhecimento profissional.
Em projetos desenvolvidos no cotidiano de consultoria, encontramos falta de sinergia entre liderança e colaboradores, o que traz dificuldades de trabalhos em equipe que não percebem a interdependência entre todas as áreas da organização, para o pleno sucesso de todos.
Como promover relacionamentos positivos
A comunicação integrada, ao criar espaços de diálogo, constrói confiança, empatia e fortalece as relações interpessoais enquanto uma abordagem sistemática.
Para construir relacionamentos saudáveis, diversos tipos de treinamento podem auxiliar na fluidez das interrelações, um deles é a técnica team building, entretanto, a concepção de ambientes seguros para expressar ideias é bem-vinda.
Programas de mentoria cruzada e job-rotation, atrelando profissionais de níveis e áreas diferentes, demonstraram ser eficazes na construção de conexões mais profundas e empáticas.
Para um clima organizacional colaborativo, o uso de reuniões de alinhamento, feedforward e feedback são fundamentais.
Com essas ações, consegue-se melhorar o engajamento, os conflitos interpessoais e incrementa-se maior produtividade nas equipes de trabalho.
Recomendados pelo LinkedIn
Abordagens efetivas para resolução de conflitos
Para abordar problemas de forma construtiva, a comunicação assertiva, que envolve expressar sentimentos e necessidades, de forma objetiva e clara, sem culpar os outros, se mostra eficaz.
Adicionando-se a escuta ativa, o método de “reformulação” e empatia nesse processo, podemos solucionar equívocos, de forma efetiva.
Na negociação colaborativa, quando se busca encontrar soluções que atendam às necessidades de todos, pode ser usado o brainstorming de alternativas com pessoas de áreas específicas e afins, que trazem sugestões coletivas, valorizando as pessoas, o que promove a maximização dos resultados.
Na mediação, quando um mediador imparcial esclarece questões entre pessoas emocionalmente envolvidas na situação e com dificuldade de ouvir uma à outra, pode-se chegar a um acordo mutuamente benéfico.
Estabelecer limites na relação, autopercepção e controle das emoções impede posteriores períodos de tensão e frustração.
A inteligência comportamental requer a prática intencional, em múltiplas situações sociais, envolvendo:
. participar de atividades que requerem colaboração e trabalho em grupo;
. praticar a interpretação de sinais não verbais e expressões corporais;
. procurar vivências em diferentes culturas para ampliar a adaptabilidade social.
A prática constante dessas competências pode mudar como lidamos com conflitos, levando a relações mais equilibradas e gratificantes.
Programas de formação e aprimoramento de competências interpessoais
Apostar em programas de treinamento comportamentais é determinante para desenvolver profissionais:
Habilidades interpessoais bem desenvolvidas são necessárias no cotidiano empresarial, como podemos verificar em algumas das situações a seguir:
Enfim, a ausência de envolvimento, confiança e cooperação entre os colaboradores na cultura empresarial, ou seja, as crises de conexão no trabalho, podem ser atenuadas pelo desenvolvimento profissional.
A Consultoria MRojas Talentos Humanos é a parceira ideal para desenvolver atividades customizadas específicas para o seu ambiente de trabalho e formar uma equipe mais integrada com melhores resultados.
E para você: a crise de conexão humana é, simultaneamente, um fenômeno social e um desafio psicológico que necessita de uma atenção imediata?
#CrisedeConexão; #HabilidadesInterpessoais; #ResoluçãodeConflitos; #Treinamento; #GestãodePessoas