A crise!
Os desafios dos novos hábitos de compra e os novos concorrentes exigem maior produtividade e eficiência. E só com novas ferramentas e novos processos isso poderá ser conseguidoO presente é muito desafiador. Mas podem ter certeza de que o futuro será ainda muito mais desafiador. O consumidor tem cada vez mais poder (informação) na decisão de compra e tem mais opções de compra, não somente pela maior quantidade de formatos varejistas, mas também pela crescente relevância do e-commerce.Esse novo cenário dificulta obter resultados com estratégias baseadas somente em uma frente (proximidade, baixo preço, sortimento, atendimento e outras estratégias simples que funcionaram no século 20 não vão sobreviver no século 21).Estamos em época de câmbios, de mudanças aceleradas. E muito mais difícil definir quem são nossos concorrentes, já que vêm em diferentes nomes e formatos, e, muitas vezes, iniciam longe do nosso foco do dia a dia, e só ficamos sabendo deles quando representam uma ameaça concreta.
Podemos esperar importantes mudanças, entre elas:
• Mais concorrentes (maiores e também mais fortes) utilizando todos os canais de venda ao consumidor (omni chanel);• Consolidações de varejistas e de indústrias, fazendo as negociações mais tensas;• Novos formatos de varejo, especialistas em categorias ou mais próximos do consumidor;• Indústrias / marcas que também são concorrentes dos varejistas multimarcas por integrar varejos da marca na sua distribuição;• Tecnologias e câmbios fenomenais nos hábitos de compra dos consumidores.
Saia na frente, entendendo o perfil de compra de seu consumidor. Ajuste sua operação desde o comercial até frente de caixa para atender essas mudanças.Com isso irá manter ou até aumentar teu ticket médio!
Rodrigo PessoaCoacha e Consultor de Varejo