CRISE SÓ EXISTE PRA QUEM SE PREOCUPA COM ELA
Desde as ultimas eleições presidenciais, quando fiz campanha ferrenha contra o atual governo, tentando convencer meus amigos e familiares de que a situação financeira do país era seríssima e que as promessas de campanha não seriam sustentáveis, venho me preparando para o pior.
A crise (primeiro econômico-financeira que depois também se tornou política) que começou a se desvelar antes da Copa do Mundo da FIFA, se manteve depois de seu fim e cresceu após as eleições, pegou muitos de surpresa, mas não os meus próximos, pois eu avisei.
Iniciado 2015, preocupados com o cenário que viria pela frente, elaboramos planejamentos estratégicos para nosso grupo... vários... Planos A, B, C e D, tentando se antecipar e simular 4 situações diferentes e estratégias pra cada uma delas. Ao final do ano, sabem qual deu certo? O Plano E.
O Plano E é aquele que muitos empresários e empreendedores, com um pouco mais de quilometragem, aplicavam no Brasil real da década de 80 - 90 (aquele Brasil da alta inflação, da falta de crédito barato, da oscilação cambial constante e da forte influência da especulação financeira): Não fazer Planos.
Isso mesmo. Não planejar. Deixar o barco rolar. Tratar cada dia / semana / mês /ano como se fosse o último e chegarmos vivos ao final dele. Nossa única estratégia: Vender e vender muito. Plantar novos negócios o quanto fosse possível. Com isso, deixamos de perder o sono e ficamos menos ansiosos com os números que não planejamos e que não seriam atingidos, porque afinal, o Brasil está em crise (aqui vai uma dica: todo planejamento só tem no máximo 50% de chance de dar certo, ou seja os 50% que cabem ao seu trabalho, ao seu empenho... os outro 50%, pertencem ao mundo).
Ao final do ano, no fechamento do balanço tivemos a constatação: 13% de crescimento em meio à uma retração de 1% em nosso seguimento.
Iniciamos 2016 e a crise acentuou, com a pitada Política aumentando a cada dia. Comecei a ficar ansioso novamente. Preocupado. Perdendo o Sono... Onde é que vamos parar??? Oque será de nossas empresas??? Oque será de nossos colaboradores??? Entro no Face pra ver alguma coisa engraçada, que me ajudasse a descontrair e desestressar ou pra acompanhar as passeatas e as últimas notícias e vejo amigos se digladiando. Facebook, Whatsapp e tudo o mais virou um campo de batalha totalmente polarizado ou você é Pró-Dilma ou Coxinha. Não existe, no mundo virtual meio termo. Tomei então uma decisão: Sair do virtual e voltar a focar 100% na solução do problema: Não se preocupar com a Crise. Trabalhar, muito.... hoje, mais que ontem, amanhã mais que hoje. Curtir minha família. Assistir um bom filme com minha esposa. Se desligar dos noticiários e da crise.
Resultado: meu desempenho melhorou 40%, voltei a dormir como uma pedra e veio nosso resultado do primeiro Trimestre de 2016 : 70% de crescimento em relação ao mesmo período de 2015 e 50% de crescimento em relação ao último trimestre.
Nosso plano daqui pra frente: Esquecer da crise e focar no trabalho.
Que Abril ajude a todos, como Janeiro a Março nos ajudaram.