CRM o que é? Onde vivem, o que comem e o que fazem?
Hoje compartilho com vocês uma visão geral sobre as diferenças entre CRM Mobile e o CRM B2B, de acordo com as experiências profissionais que carrego até aqui.
Muitas empresas encontram dificuldades na implementação de ferramentas para CRM. Isso acontece por vários motivos, mas posso ressaltar o fato da companhia não entender o potencial da ferramenta ou até mesmo a falta de um profissional dedicado à essa área, o que na maioria das vezes tornam-se apenas pontos de comunicação sem muita inteligência.
O que é CRM Mobile?
O CRM Mobile é focado no cliente de aplicativo, na jornada do usuário como um todo, levando em consideração a experiência 360, do onboarding ao churn. Para isso ser possível, é necessário entender cada passo que o seu usuário realiza dentro do seu aplicativo.
É importante mapear, testar e analisar, entender as dores e junto a outros times, trazer soluções para facilitar essa jornada para torná-la uma experiência. Como por exemplo, pedir uma comida em menos de 5 minutos sem precisar fazer muitos toques (nem preciso contar de quem tô falando, né?).
Antes de qualquer coisa, se questione:
- Eu sei quando o meu usuário realiza a experiência que proponho?
- Quais são as dores dele?
- Eu de fato conheço o meu usuário?
Vale sempre pensar como um usuário para poder entregar a melhor experiência e o mais importante, saber como se comunicar e quais canais são os melhores para isso, mas essa última parte fica pra outro papo.
Recomendados pelo LinkedIn
E o CRM B2B que você falou ali em cima ?
O CRM B2B tem foco em vendas e suporte ao cliente. Normalmente são aqueles clientes que demandam mais esforços e que, muitas vezes, ainda não sabem que precisam da sua empresa, mas a galera do comercial já tá ligando, e aí?
Nesses casos, o CRM serve para organizar em uma pipeline a gestão da carteira de contatos dos vendedores e trazer apenas os clientes preparados para essa abordagem.
Aqui também vale o entendimento do processo de vendas para saber qual é a melhor ferramenta para atender as necessidades do time e também do cliente.
No B2B os processos seguem em fases contínuas e tendo várias etapas, às vezes off e às vezes online. Uma pessoa focada em fazer essa gestão pode trazer grandes ganhos na melhoria das vendas e do processo como um todo.
Exemplo de possibilidade: O Marketing entregou o lead quentinho, quantos contatos humanos são necessários? Após esse contato, você pode fazer automações para lembrar o vendedor de ligar novamente, fazer a gestão de conversas para entender as dores e colher feedbacks para melhorar o pitch de vendas, entre muitos outros benefícios.
É isso, esse é um conteúdo para qualquer pessoa que se interesse por Vendas, CRM, Marketing e afins da tecnologia.
Aos poucos vou aprofundando no tema, espero que tenham chegado até aqui, comentem o que acharam e o que gostariam de ler no próximo artigo.
#CRM #MARKETING #TECNOLOGIA
IBM - Gerenciamento de agência | Marketing Digital | Liderança | Metodologias Agile
3 aOi mana, adorei! Como sou da área de social listening e performance não sei qse nada de CRM, me interessei, escreva mais. Bjs
Mãe | Coordenadora de Marketing de Influência | Planejamento Estratégico | Marketing Digital | Performance
3 aQue orgulho de você Beta!!! Que felicidade cruzar mesmo que por tão pouco tempo com profissionais talentosaímas com você! 🚀 Minha musa do CRM ❤️
💼 CEO | Needesign & 🎙️ Host | Caminhada do Empreendedor
3 aTop demaaaais !!!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Você é demais, mana!! Parabéns
Growth Manager | Digital Marketing | User Acquisition & Retention | Paid Media | CRM
3 aParabéns, Rô! Texto incrível e compartilho 100% da sua visão da importância do CRM, o usuário deve sempre ter uma experiência super positiva no app, desde o first open e ao longo de toda a jornada.