Cuidado com as críticas “construtivas” de quem já construir algo!

Cuidado com as críticas “construtivas” de quem já construir algo!

Durante o tempo que eu estou no digital e que crio conteúdos nas diversas plataformas que a internet nos vem disponibilizando, eu já passei por muitas fases e por muitos profissionais.

Pode ser que eu não te conheça, pode ser que tu vieste cá parar e nem sabes exatamente como, mas eu senti que precisava te alertar sobre isso, nessa minha volta a esta plataforma.

Caí tanto tempo e durante tantos anos nesta armadilha, que eu não podia deixar de falar sobre isso e de certa forma libertar-te dela, se for o caso.


Então, muito provavelmente, tu já ouviste de algumas pessoas que não deves dar ouvidos as críticas de pessoas que nunca construíram nada e que não chegaram onde tu queres chegar ou que não têm os resultados que tu gostarias de ter.

E eu não estou aqui para dizer-te que essas pessoas estão erradas, muito pelo contrário.

Eu acredito e subscrevo o que elas te têm dito. Tu não deves mesmo ouvir as críticas de pessoas que têm medo de sequer sair da sua zona de conforto e ir em busca de mais e melhor para as suas vidas.

Que têm tanto medo do desconhecido que elas não conseguem dar um passo atrás da realidade que elas gostariam de viver.

Por que razão irias dar ouvido a essas pessoas e deixar de lado tudo aquilo que pulsa dentro de ti?

Não faz sentido.


“Então, sobre o quê exatamente tu queres alertar-me?”, podes estar a te perguntar.

A verdade é que lidar com as críticas de quem nunca construiu nada, de quem nunca chegou onde tu queres chegar, é relativamente fácil, quando o teu estado mental e emocional, estão fortalecidos e tens uma certa coragem, segurança em ti e até mesmo autoestima para relevar.

Mas e quando a crítica vem de quem já construiu? De quem está onde tu desejas estar? De quem tem resultados que tu desejas ter?

É muito fácil sim, lidar com o primeiro caso, mas é o segundo?

A questão aqui é que essas pessoas que já construíram vão dizer-te o que é preciso para teres sucesso, para chegar onde queres e provavelmente podem fazer algumas críticas que podem não ser tão construtivas assim.

Muitas vezes o que essas pessoas vão dizer-te pode mais te paralisar do que acelerar, principalmente se tu és uma pessoa insegura, com o teu estado mental e emocional bem fracos.

Pode ser que tu estás com tanta pressa para ter resultados, para chegar onde essas pessoas chegaram, que tentas fazer coisas que na tua essência simplesmente não fazem sentido.

Começas a ser infeliz e muitas vezes sem os tais resultados que essas pessoas conseguiram e que te disseram que em 30 dias irias conseguir se as ouvisses e aplicasses tudo.

Quando tu se calhar até eras feliz mesmo sem os tais resultados, a fazer aquilo que funcionava para ti e que se continuasses e fosses melhorando sem te limitares tanto, sem fingires ser uma pessoa que tu não és, sem seguir essas críticas “construtivas” dessas pessoas, tu poderias chegar aos resultados, com a tua consistência, paciência e muita persistência.

Essas pessoas nem sempre te dizem que não existe um único caminho para chegar onde elas chegaram.

Não te dizem que tu podes continuar o teu caminho, não desistir e encontrar o teu jeito de chegar onde tu desejas.

Então, mais uma vez eu pergunto-te:

Quando as críticas “construtivas” vêm de quem já construiu algo, de quem já chegou onde tu queres chegar, como é que lidas?


📌 Aprofundei mais esta conversa no Episódio 94 do Sonhar Sem Limites Podcast. Podes ouvir no Spotify, no Apple Podcast ou em qualquer outra plataforma que suporte esse formato de conteúdo.


Eu aprendi que muito do nosso desenvolvimento profissional, depende do nosso desenvolvimento como pessoa.

Quando negamos essa verdade acabamos por não investir tempo, recursos, energia em aperfeiçoar as nossas habilidades, dons, potencial para nos tornamos pessoas melhores e consequentemente profissionais melhores.

Espero poder contribuir para que tu te tornes uma pessoa melhor e tens mais e melhores resultados.

Beijo grande e até a próxima!


👉🏼 Já me acompanhas em outros canais?

Se gostastes deste conteúdo, partilho muito mais as minhas reflexões no Sonhar Sem Limites Podcast e no Instagram. Segue-me por lá!



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos