A "teoria do círculo de Zorro" e como ela nos ajuda a conquistar grandes objetivos!

A "teoria do círculo de Zorro" e como ela nos ajuda a conquistar grandes objetivos!

A reflexão de hoje é sobre como a dimensão da nossa ambição afeta nossa capacidade de ter sucesso na vida.

Para embasar essa reflexão, vou usar a “teoria do círculo de zorro”, de Shawn Achor, autor e palestrante americano, professor de Harvard, muito reconhecido por seu profundo conhecimento sobre psicologia positiva.

Segundo Shawn Achor, “ter sucesso” está diretamente relacionado com “ter controle”. De nada adianta colocar uma meta muito ambiciosa, tentando “dar um passo maior do que a perna” e experimentar a desconfortável “falta de controle” sobre o futuro. Restringir nosso foco a metas pequenas e realizáveis, normalmente expande nossa esfera de poder.

De acordo com a lenda, Zorro é um jovem impetuoso, sem paciência e sem disciplina. Sua missão é combater as injustiças do mundo, mas seu desejo é fazer isso imediatamente e de modo espetacular.

Depois de algumas quedas nessa trajetória, Zorro se torna um homem completamente arruinado, sentindo que não tinha controle nenhum sobre o seu próprio destino. Sua vida muda quando conhece um espadachim que enxerga o seu potencial e lhe promete um treinamento rumo à vitória, a qual virá com o tempo e com muita dedicação.

Esse treinamento tem início com um círculo traçado no chão. Zorro é obrigado a lutar durante muitas e muitas horas, restrito a um pequeno círculo. Pouco a pouco, seu mestre vai ampliando os limites desse círculo e permitindo que ele avance em novos e mais complexos desafios.

Com o passar do tempo, Zorro vai realizando feitos cada vez mais incríveis e inimagináveis, que só foram possíveis porque ele foi descobrindo e acreditando pouco a pouco em suas emoções e capacidades.

O conceito do “círculo de zorro” é uma poderosa metáfora de como podemos atingir metas mais ambiciosas na vida pessoal e no trabalho, partindo de pequenas conquistas. Todo dia um pouco, nem um dia sem um pouco.

Segundo Shawn Achor, um dos maiores propulsores do sucesso humano, é a crença de que nosso comportamento faz a diferença e de que temos controle sobre o nosso próprio futuro. No entanto, quando o estresse e a carga de trabalho se acumulam mais do que a nossa capacidade de suportá-los, perdemos o nosso sentimento de controle, e tendemos a desistir de lutar por elevados ideais ou objetivos.

Sentir que somos capazes e que alguém importante acredita em nosso potencial, é um dos maiores propulsores do bem-estar e do alto desempenho. Funcionários com maior nível de confiança e autonomia no trabalho, são mais eficazes e relatam uma maior satisfação pessoal. E os líderes tem papel fundamental nesse quesito.

Zorro começou por baixo, teve alguém que acreditou nele e pouco a pouco foi dominando um círculo cada vez mais amplo. Seu sucesso lendário foi resultado direto dessa combinação.

Shawm Achor nos ensina ainda que o primeiro círculo a vencer é o da auto-consciência. Estudos demonstram que pessoas que se recuperam mais rapidamente das angústias, são aquelas capazes de identificar como estão se sentindo e expressar esses sentimentos em palavras. Dessa forma, verbalizar o estresse, seja anotando os sentimentos em um diário ou conversando com um bom amigo, é o primeiro passo para retomar o controle.

Dominado o círculo da auto-consciência, o próximo círculo a vencer é separar o que “você pode” do que “você não pode” controlar, redirecionando seus esforços para as coisas que sofrem um verdadeiro impacto, a partir de suas próprias ações. Ao estreitar seu escopo de ação e concentrar sua energia naquilo que você realmente pode transformar, suas chances de sucesso aumentam muito.

Ainda segundo Shawn Achor, quando nosso desempenho melhora um pouco, nosso círculo estreito se expande e nos damos conta do quanto nossas ações impactam diretamente os nossos resultados. Esse movimento nos leva a acreditar cada vez mais que somos mestres do nosso próprio destino.

Com um controle cada vez mais interno e uma confiança cada vez maior na nossa própria capacidade, podemos expandir ainda mais as nossas ações e o nosso foco, realizando assim, nossas metas mais ambiciosas e nossos maiores objetivos.

Grandes resultados são consequência de pequenos e constantes esforços. Ambição dimensionada é muito bom e nos impulsiona para o sucesso. Mas ambição excessiva e desmedida, vira frustração e pode se tornar um grande problema.

Moral da história: pequenos sucessos normalmente se somam e se transformam em grandes realizações. Basta traçar o primeiro círculo na areia, ter muita paciência e persistência na jornada.

Marcelo Faria

Consultor na Resource Soluções | Especialista em BI | Banco de Dados | Sênior .Net

1 a

Pieter Voloshyn Alessandro Carvalho mais uma pra conta.

Milton Júnior

"Ajudo supermercados a aumentarem a rentabilidade 📈 e simplificarem a gestão 🛒 com dashboards práticos e personalizados 📊 Conhecimento em PDCA e as Ferramentas de GESTÃO, EXCEL, DASHBOARDS, INDICADORES.

2 a

Parabéns pela publicação...muito bom

Rafael Griffo

Cirurgião Dentista na Consultório próprio / Auditor e Consultor Odontologico pela SICOOB

5 a

Olá Adriana ! Sou Consultor Odontológico e procuro uma oportunidade para Auditor Externo com disponibilidade para viajar !!! odontogriffo@hotmail.com

Francisco Dalsenter

Trago a solução amada em menos de 7 dias para o seu RH 😅 (Benefícios, Consultorias e Tecnologias)

7 a

Adorei Adriana!!! 1% ao dia é um bom caminho para evoluirmos. Bjo

Maravilha de teoria! Para nós capoeiristas que lutamos dentro de um círculo, tem muito haver com essa teoria!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Adriana Lins Prado

  • Dia Internacional da Felicidade

    Dia Internacional da Felicidade

    Pensei bastante sobre o que escrever nesse mais um dia internacional de celebração da felicidade..

    7 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos