Cuidados Perioperatórios em Oncologia sob a ótica do Especialista - Cirurgião Oncológico
Dentre as várias gratas surpresas que a minha jornada, ainda vigente e espero que bem duradoura, proporcionou nesses últimos 6-7 anos nas diretorias regional e nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) foi a amizade do Rodrigo Nascimento Pinheiro, MD, MBA, MSc, PhD. . Com um coração gigante e um senso de humor característico, sempre feliz e sorridente, apresenta uma série de soft skills (ou human skills, como ele gosta de dizer) imprescindíveis para os cirurgiões de excelência nos dias atuais. É formado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) como Cirurgião Oncológico, Doutor e Mestre em Ciências pela Escola Paulista de Medicina - EPM/UNIFESP , Membro das Society of Surgical Oncology e European Society of Surgical Oncology (ESSO) , integrante da Câmara Técnica de Oncologia do Conselho Federal de Medicina - CFM e também da Comissão de Título de Especialista em Cirugia Oncológica pela Associação Médica Brasileira / Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) , Supervisor de Residência Médica em Cirurgia Oncológica e Cirurgião Oncológico do Hospital de Base do Distrito Federal . Por fim, não menos importante, está com a atual missão de ser o nosso Presidente na Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) no biênio 2023 - 2025.
Marcos G. Adriano Jota, MD, TSBCO, TCBC, FACS : Parabéns pela brilhante carreira e muito obrigado por estar aqui comigo. Suas colocações e posicionamento ajudarão a equipe de saúde a melhor entender os cuidados perioperatórios. O que são cuidados perioperatórios em Oncologia sob a ótica de um Cirurgião Oncológico? Cite exemplos de como a sua especialidade pode e deve intervir nesta jornada cirúrgica de cuidado.
Rodrigo Nascimento Pinheiro, MD, MBA, MSc, PhD. : Os cuidados perioperatórios em Oncologia referem-se ao conjunto de práticas médicas e assistenciais fornecidas ao paciente oncológico antes, durante e após a cirurgia, visando otimizar os resultados do tratamento e minimizar riscos e complicações. Na visão de um Cirurgião Oncológico, esses cuidados são fundamentais para garantir uma abordagem integral e eficaz. Exemplos de intervenções específicas incluem a avaliação pré-operatória detalhada, que visa identificar condições que possam afetar a cirurgia e a recuperação; a técnica cirúrgica apropriada, que deve ser escolhida com base no tipo e estágio do câncer; e o manejo pós-operatório, focado na prevenção de complicações, na gestão da dor e no suporte nutricional e psicológico.
Marcos G. Adriano Jota, MD, TSBCO, TCBC, FACS : É realmente essa abordagem global e integral que otimiza os resultados do tratamento cirúrgico, intervenção somente possível através de um cuidado coordenado entregue por uma equipe de saúde coesa e colaborativa. Como tu enxergas essa colaboração entre as diferentes especialidades da equipe de saúde impactando no plano de tratamento perioperatório e nos resultados após cirurgias oncológicas?
Rodrigo Nascimento Pinheiro, MD, MBA, MSc, PhD. : A colaboração entre diferentes especialidades na equipe de saúde é crucial para o sucesso dos cuidados perioperatórios em Oncologia. Esta abordagem multidisciplinar permite a criação de um plano de tratamento personalizado, que considera todas as necessidades do paciente. Por exemplo, a interação entre Oncologistas Clínicos, Cirurgiões Oncológicos, Anestesistas, Enfermeiros, Nutricionistas, Psicólogos, entre outros profissionais, pode melhorar significativamente o planejamento cirúrgico, a recuperação pós-operatória e a qualidade de vida do paciente, além de impactar positivamente nos resultados a longo prazo, como a sobrevida e a redução de recidivas.
Marcos G. Adriano Jota, MD, TSBCO, TCBC, FACS : Quais são os principais desafios que os Cirurgiões Oncológicos enfrentam na jornada de cuidados perioperatórios e como você acredita que podemos superar essas dificuldades? Imagino que a criação desse plano de tratamento personalizado, considerando todas as necessidades do paciente, como bem colocado, não seja tão simples.
Rodrigo Nascimento Pinheiro, MD, MBA, MSc, PhD. : Os principais desafios enfrentados pelos Cirurgiões Oncológicos nos cuidados perioperatórios incluem a gestão de comorbidades (doenças associadas) complexas, a resistência de alguns tumores a tratamentos convencionais, e a necessidade de equilibrar a radicalidade cirúrgica com a preservação da função e qualidade de vida do paciente. Superar essas dificuldades requer uma atualização constante em técnicas cirúrgicas e tratamentos adjuvantes, além de uma abordagem personalizada e centrada no paciente, que considere suas necessidades físicas, emocionais e sociais.
Marcos G. Adriano Jota, MD, TSBCO, TCBC, FACS : Concordo que um dos maiores desafios para nós, cirurgiões especialistas em Oncologia, seja "segurar a mão", no que tange a radicalidade cirúrgica, em condições clínicas e funcionais de pacientes mais frágeis. Você comentou sobre "uma abordagem personalizada e centrada no paciente, que considere suas necessidades físicas, emocionais e sociais", qual a sua avaliação acerca da importância da experiência do paciente dentro do contexto dos cuidados perioperatórios em Oncologia e de que maneira isso influencia sua abordagem clínica?
Rodrigo Nascimento Pinheiro, MD, MBA, MSc, PhD. : A experiência do paciente é de suma importância no contexto dos cuidados perioperatórios em Oncologia. Uma experiência positiva pode influenciar significativamente a recuperação, a adesão ao tratamento e a qualidade de vida. Portanto, a abordagem clínica deve ser empática e holística, assegurando que o paciente e sua família estejam informados, envolvidos nas decisões de tratamento e recebam suporte para lidar com o impacto emocional do diagnóstico e tratamento. A comunicação clara, o respeito às preferências do paciente e o fornecimento de cuidados compassivos são essenciais para alcançar esse objetivo.
Recomendados pelo LinkedIn
Marcos G. Adriano Jota, MD, TSBCO, TCBC, FACS : Respeito pelo próximo, acima de tudo, sempre. Afinal, estamos cuidando do amor da vida de alguém, não achas? Para finalizar, deixo o espaço livre para seus comentários finais.
Rodrigo Nascimento Pinheiro, MD, MBA, MSc, PhD. : Agradeço a oportunidade de discutir a importância dos cuidados perioperatórios em Oncologia e reforço a necessidade de uma abordagem multidisciplinar e centrada no paciente para melhorar os resultados cirúrgicos e a qualidade de vida dos pacientes oncológicos. A colaboração entre especialidades e a contínua busca por inovações e melhores práticas são fundamentais para avançarmos no tratamento do câncer. Juntos, podemos fazer a diferença na jornada de cada paciente.
Marcos G. Adriano Jota, MD, TSBCO, TCBC, FACS : Com toda certeza meu irmão: Nós podemos fazer, juntos, mais e melhor, sempre! Muito obrigado pelo seu tempo e por compartilhar da tua visão técnica e ao mesmo tempo compassiva sobre o tema.
Até a próxima meus amigos.
Marcos G. Adriano Jota, MD, TSBCO, TCBC
CREMESP 147737 / RQE 40999
Surgical Oncology, São Paulo (Brazil)
Brazilian Society of Surgical Oncology (BSSO) - National Director