A cultura de inovação gera produtividade?
INTRODUÇÃO
As empresas de hoje enfrentam um ambiente em constante mudança caracterizado pela rápida globalização, o surgimento de novos concorrentes e a diversificação das necessidades. Nesse contexto, a capacidade de inovação de uma empresa depende não apenas de suas capacidades internas – ou seja, atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) – mas também de sua capacidade de desenvolver estratégias organizacionais para gerenciar seu processo de inovação.
A verdadeira inovação pode ser um importante fator de crescimento e sucesso dos negócios.
Inovação é o processo de melhoria contínua de produtos, processos e serviços existentes, enquanto se busca novas ideias, produtos, serviços ou processos para se tornar líder do setor. Marque sua empresa como líder, fornecendo aos clientes soluções de última geração. A inovação e a mudança não devem ser vistas como uma ameaça ao status quo, mas como um trampolim para soluções de negócios mais fáceis em todos os níveis. Embora seja logicamente uma boa prática de negócios melhorar continuamente para acompanhar os padrões do setor e atender aos requisitos do cliente, isso não é amplamente adotado.
A inovação é um motor essencial do progresso económico que beneficia os consumidores, as empresas e a economia como um todo.
OK.. MAS O QUE É INOVAÇÃO?
Em termos econômicos, inovação descreve o desenvolvimento e aplicação de ideias e tecnologias que melhoram bens e serviços ou aumentam a eficiência da produção. Pode ser definida como a incorporação de novos produtos, qualidades de produtos, métodos de produção ou entrega, mercados, fontes de fornecimento e/ou novas organizações e melhorias em conceitos, produtos, serviços ou processos existentes. A inovação concentra-se na solução de problemas, na melhoria da eficiência, na redução de desperdícios e na agregação de valor à organização e aos clientes. A inovação não se limita a pequenas ou grandes empresas e pode ser utilizada por empresas de qualquer porte.
POR QUE PRECISAMOS DE INOVAÇÃO?
Um dos principais benefícios da inovação é sua contribuição para o crescimento econômico. Simplificando, a inovação leva a uma maior produtividade, o que significa que o mesmo insumo produz mais saída. À medida que a produtividade aumenta, mais bens e serviços são produzidos – em outras palavras, a economia cresce.
A inovação e o crescimento da produtividade trazem enormes benefícios para consumidores e empresas. À medida que a produtividade aumenta, o mesmo acontece com os salários dos trabalhadores. Eles têm mais dinheiro no bolso, para que possam comprar mais bens e serviços. Ao mesmo tempo, as empresas tornaram-se mais rentáveis, o que lhes permitiu investir e contratar mais funcionários.
A inovação geralmente começa em pequena escala, como quando uma nova tecnologia é aplicada pela primeira vez na empresa em que foi desenvolvida. No entanto, para obter todos os benefícios da inovação, ela deve se espalhar por toda a economia e beneficiar igualmente empresas de diferentes setores e tamanhos. Especialistas chamam esse processo de difusão da inovação.
Para obter todos os benefícios da inovação, ela deve se espalhar por toda a economia e beneficiar igualmente empresas de diferentes setores e tamanhos.
COMO A INOVAÇÃO PODE SER PROMOVIDA?
As medidas estruturais para promover a inovação incluem aumentar os gastos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e investir em educação, além de permitir que os empresários iniciem negócios com mais facilidade e que as empresas falidas saiam do mercado mais rapidamente. Além disso, as empresas podem facilitar a inovação investindo em sua equipe e realizando sua própria P&D.
Recomendados pelo LinkedIn
O PROCESSO DE INOVAÇÃO
ANALISAR (SWOT)
INOVAR (EXPERIMENTAR)
O próximo passo é dar uma resposta em áreas onde a produtividade pode estar faltando. Selecione uma lista de soluções possíveis e aplique-as experimentalmente para encontrar as mais adequadas.
O objetivo principal de estabelecer comunicação e escuta.
Historicamente, as novas invenções geralmente vêm de pessoas com experiência em vários setores antes de se estabelecerem em sua função atual. O que significa que ter diferentes formações, instruções e experiências ajuda a inovar, por isso é melhor encontrar essas pessoas do que na indústria da construção.
A principal fonte de inovação de novos negócios vem das informações prestadas a colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade. Os graduados recém-qualificados são mais propensos a serem expostos ao desenvolvimento internacional que pode criar grandes oportunidades de negócios. A maioria dos funcionários está enfrentando problemas regularmente e tem ideias que podem melhorar muito o dia a dia dentro da própria empresa e de outros. Os clientes são uma fonte confiável de informações que não devem ser ignoradas.
Para inovar, a alta administração deve incentivar abertamente a inovação, coletar e implementar as soluções propostas. Por exemplo, as gerações mais jovens estão cada vez mais tecnologicamente avançadas e podem ajudar na transição de operações mais lentas e sem papel para soluções modernas de planejamento, comunicação e comunicação mais eficientes. As gerações mais velhas, no entanto, têm a vantagem de anos de trabalho manual e muitas vezes sabem quais processos são completamente ineficazes ou demorados. Eles são bem versados em procedimentos de saúde e segurança, desejam ser produtivos e manter seus funcionários seguros, o que significa que suas recomendações são bem divulgadas.
Constatou-se também que o público presta informações, engaja online/offline por meio de equipes, competições, fóruns, etc., que muitas vezes podem ter soluções surpreendentes para uma empresa problemática. Embora nenhuma dessas melhorias seja feita, a menos que a alta administração incentive uma cultura de inovação, comunicação com a equipe e a implementação dessas soluções. Depois que a alta administração faz uma compra, é incrível a rapidez com que as coisas podem melhorar.
PADRONIZAR
Uma vez que a inovação apropriada (solução) tenha sido implementada com sucesso com resultados benéficos, o próximo passo é padronizá-la em todas as filiais ou departamentos. Adotando a melhoria como uma prática comercial padrão.
ADICIONAR VALOR
Perceber o valor total da inovação só acontece após um breve período de ajuste, por exemplo, depois que os funcionários estão familiarizados com e-mail em vez de fax. Funcionários, fornecedores, clientes e acionistas precisam se adaptar às mudanças antes que o valor total possa ser alcançado. Os seres humanos são naturalmente avessos à mudança, mas quando o valor se torna aparente, a adoção acontece rapidamente. Após a adoção da inovação, um passo adicional é capitalizar totalmente a inovação, explorando quaisquer vias adicionais para agregar valor.
REPETIR PROCESSO
Por fim, é fundamental que uma empresa trabalhe continuamente em sua produtividade, eficiência e inovação para permanecer relevante e sustentar o crescimento. Por exemplo, a Blackberry era líder mundial no mercado móvel, mas desapareceu logo após seu sucesso porque não conseguiu inovar e estagnou.
CONCLUSÃO
A cultura de inovação aumenta produtividade e rentabilidade, desde que ela não seja apenas um prêmio ou slogan da companhia, mas sim, que seja vivido por todos da empresa.
Engineering Simulation Solutions - Save time and money using Digital Prototyping FIRST! (FEA I CFD I DEM I Digital Twin I Digital Mission Engineering)
2 aParabéns Bruno, muito bom! 👏 👏 👏
Gerente Regional de Vendas | Gerente Comercial | Gerente de Vendas | Gestor Comercial | Coordenador de Vendas | Gerente de Vendas e Marketing
2 aShow...