Cultura e Clima Organizacional: como influenciam no sucesso da Empresa?
No ambiente corporativo, muitos confundem cultura com clima organizacional. Apesar de relacionados, esses conceitos são distintos e fundamentais para o desempenho de uma empresa.
Enquanto a cultura organizacional representa a “identidade” da empresa composta por crenças, visão, missão, valores e práticas que orientam a atuação de líderes e colaboradores; o clima organizacional reflete o ambiente emocional, ou seja, as percepções e sentimentos dos funcionários em relação ao trabalho e ao ambiente em que convivem.
A cultura é estável e molda o comportamento organizacional de longo prazo, influenciando desde processos de tomada de decisão até a relação com clientes e parceiros. Uma cultura bem definida e alinhada à missão da empresa não apenas atrai talentos, mas fortalece o engajamento interno, favorecendo a retenção e a performance dos colaboradores.
Por isso, o “cultura fit” na seleção e uma imersão consistente no onboarding são passos essenciais para garantir que novos membros compreendam e reflitam esses valores.
Já o clima organizacional, que está em constante mudança, pode ser medido por meio de pesquisas internas/externas e indicadores de gestão e pessoas.
Fatores como a relação entre equipes, plano de carreira e organização do trabalho afetam diretamente o clima.
Periodicamente, é importante que a área de Gestão de Pessoas avalie o clima organizacional para identificar oportunidades de melhorias que impactam na satisfação e motivação dos colaboradores.
Combinados, uma cultura sólida e um clima positivo criam um ambiente de trabalho motivador e contribuem diretamente para o sucesso organizacional.
Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Me sinta também no Instagram
Conheça também as minhas mentorias, entre em contato com a minha equipe!