CULTURA E PROPÓSITO
Artigo: Cultura e Propósito – Parte do PFCC da Board Academy Br
Artigo visa tratar dos tipos de culturas organizacionais, e a importância e poder do propósito nas empresas.
#boardacademy #empresas #networking #esg #compliance #inovação # digital #gestão #liderança #conselheiro #startup #linkedin #conselho #strategy #startups #business #finances #sustainability #education #venturecapital #innovation #management #socialnetworking #esg #assediomoral
CULTURA E PROPÓSITO
Cultura Organizacional nada mais é do que o jeitão de como a empresa funciona, ou seja, a combinação de comportamentos, atitudes, missão, visão, valores, expectativas...
Empresa sem uma cultura sólida tende a ser aquela com ambiente tóxico, com auto índice de burnout e turnover, com colaboradores desmotivados e não engajados, com favoritismos, micro gerenciamento por parte de chefias, com grande número de chefias, com falta de líderes, absenteísmo psicológico...
Diametralmente oposto, temos a empresa com cultura sólida, focada no colaborador, em planos de carreira, com funcionários motivados e engajados, contribuindo para o cumprimento dos resultados planejados.
De nada serve uma boa estratégia, se as pessoas são erradas, impedindo sua execução. Assim, se seus funcionários estão engajados e comprometidos, até uma estratégia mediana terá sucesso. Do contrário, mesmo com uma boa estratégia, falhará sempre.
Existem quatro tipos de Cultura Organizacional:
01. Cultura do Poder, normalmente vista em empresas familiares, com dificuldade com novos comandos, com administração na base da opressão, com centralização de comando e poder, com chefias opressoras e submissas ao Dono;
02. Cultura de Papéis, com foco na função, com quadro hierárquico bem definido e imutável;
03. Cultura de Tarefas, com perspectiva direcionada ao problema, e não às pessoas;
04. Cultura de Pessoas, com maior relevância para os talentos da empresa, para busca e retenção de talentos, e não de empregados.
Recomendados pelo LinkedIn
Na minha opinião, a Cultura de Pessoas é a mais acertada, pois os funcionários se sentem mais valorizados, motivados e engajados, prontos para entregar bons resultados para seu líder, fazendo a empresa crescer de forma harmônica e constante.
Empresas que adotam o conceito do PEOPLE FIRST, ou seja, coloca as pessoas em primeiro lugar e, em consequência disso, os resultados melhoram e a cultura se consolida, pois os funcionários se sentem valorizados e mais conectados com a companhia.
Imagem:www.thinkpeoplefirst.com.
Dentre essas empresas de sucesso, baseadas no conceito do PEOPLE FIRST, com cultura de pessoas, no Brasil, temos a Natura, reconhecida mundialmente, e há anos pelo foco nas pessoas, no bom ambiente de trabalho, sempre presente no Top Tem das Melhores Empresas para Trabalhar, o Itaú, Magazine Luiza e, mais recentemente, o Nu Bank, empresa pet friendly, que conta com rooftop para trabalhadores conviverem, quadra de beach tenis, fun floor e outros espaços pensando no bem estar de seus funcionários.
Toda empresa tem uma cultura!
O que leva as pessoas a fazerem algo é o Propósito. Ninguém faz apenas por fazer. Sempre existe um propósito.
Por que sua empresa existe? O que ela faz para melhorar a vida das pessoas? Propósito é o que nos dá sentido de viver e gera o desejo de realizar, é o que faz pulsar o coração e levantar todos os dias.
Empresa com propósito é a que faz com seus colaboradores acordem todos os dias com vontade de trabalhar, de fazer algo, de crescer...
Em recente artigo da jornalista Thais Herédia, ao G1, foi demonstrado que 56% dos trabalhadores com carteira assinada estão insatisfeitos com o trabalho, ou seja, no Brasil, quase 19 milhões de pessoas trocariam de lugar na busca de mais alegria no ambiente de trabalho.
Empresas perdem 17% do lucro pela baixa produtividade de equipes infelizes.
Funcionários que trabalham por salário, não tem engajamento, e ficam pouco no emprego.
Assim, para alcançar sucesso no mercado, com trabalhadores engajados e comprometidos, a empresa tem que ter uma Cultura sólida, e um propósito!
Sem esses dois elementos, não há empresa que resista!