Cultura, formatando o sistema operacional organizacional - parte 02

Cultura, formatando o sistema operacional organizacional - parte 02

Neste novo artigo trataremos das alavancas que afetam diretamente o formato do sistema, lembrando que de acordo com a teoria dos pontos de alavancagem citada no meu artigo anterior, as alavancas à direita afetam mais o sistema e refletem nas alavancas à esquerda o que nesse caso implica em dizer que as alavancas de cultura afetam também o formato e organização do sistema.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A alavanca de objetivos do sistema implica em definir e explicitar a finalidade, propósito ou objetivos mais importante do sistema social. Essa alavanca eu tenho uma apreço especial porque quando entendi a cultura como pensamento sistêmico vi que isso era uma oportunidade única para evoluir na Superlógica porque crescer mais de 100% ao ano também gera dores aceleradas, mudanças abruptas de prioridade e distrações que deixam os times confusos. Para alavancar nosso sistema com essa alavanca adotamos três ações:

  1. Junto com o board de diretores e o time de marketing debruçamos em validar e definir o nosso propósito transformador massivo para nortear todo o sistema e ser nosso farol. Nosso PTM é: "Transformar o mundo através do empreendedorismo"o que implica que tudo que desenvolvemos e fazemos é para fomentar, evoluir o empreendedorismo e dessa forma gerar impacto real no mundo. Importante ressaltar que validamos e buscamos nosso propósito de forma original para nortear nosso sistema e o mesmo deve ser feito com a sua empresa ao se debruçar em cima de sua missão para nortear todo o resto como um verdadeiro farol.
  2. Com o PTM definido, conversamos com todos os times da empresa e explicitamos a missão e propósito de cada um deles para garantir o correto alinhamento dos times com o nosso PTM. Essa ação nos mostrou que "o óbvio precisa ser dito" já que muitos times estavam confusos com sua missão.
  3. A terceira ação foi a implantação de um método para construção de resultados e escolhi o OKR por ser um processo simples, enxuto, dinâmico, iterado, orgânico e pensado para educar toda empresa na discussão de resultados. As métricas do sistema agora estavam difundidas e pensadas para alavancar os objetivos do sistema.

Com tudo isso, mesmo a empresa crescendo rápido, contratando rápido, criando novos times e negócios sabemos para onde ir, manter o foco e construir as métricas necessárias para o sistema.

A alavanca estrutura e auto-organização afeta o sistema porque organiza, fortalece e desenvolve autonomia dos elementos e interações do sistema. O poder dela está em acelerar a tomada de decisão, aumentar a maturidade dos times e acelerar a adaptação em um cenário volátil.

O que fizemos na Superlógica Tecnologias para que essa alavanca funcionasse foi:

  1. Reduzir a hierarquia na empresa e as camadas intermediárias. Isso acelerou a tomada de decisão e aumentou o entrosamento dos times com a diretoria. Nossa hierarquia é composta de apenas duas camadas sendo elas a diretoria e os times com seus líderes.
  2. Autonomia para os times se organizarem escolhendo e desenvolvendo ferramentas, recursos e métodos para cumprir a missão do time.
  3. Ritos para conexão entre os times mesmo sem a gerencia intermediária. Buscamos desenvolver tal modelo inspirado no Spotify

Em ressente treinamento que tive com Klaus Wuestefeld , o mesmo usou um termo bem interessante para construção de times auto-geridos que demonstra o que realmente é importante nessa alavanca que é construir times focados em resolver os problemas reais do time, trata-se de construir times Play to Win(orientados à vitória) e não times norteados pela cultura do medo que podemos chamar de Play to Report onde a idéia é reportar gestores e não resolver os grandes problemas do negócio e do time.

Nesse aspecto várias metodologias presentes no mercado como SCRUM, Kanban, Design Thinking e OKR são pensadas para times Play to Win. Hoje trabalhamos com os times para difundir tais métodos no contexto adequado. O cuidado que precisamos ter é aplicar os métodos corretos para o contextos corretos pensando em construir times Play to Win.

A alavanca regras do sistema organiza e afeta o sistema porque ela permite definir as regras essenciais para ele como os processos, as ações e métodos tornando essas regras previsíveis, repetitivas, seguras, estáveis e assim ajudam a perpetuar o conhecimento sistêmico. O cuidado que precisamos tomar com essa alavanca é não exagerar no uso para não formar burocracias que aumentem o atraso e lentidão sistêmicas.

A aplicação prática disso para o nosso contexto foi a criação de playbooks de operação nos times, playbook de vendas, playbook de aplicação da marca e criação de nosso código de ética por exemplo.

Com isso fecho o contexto e como aplicar as alavancas sistêmicas relacionadas ao formato do sistema.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Emerson Silva

  • O despertar...

    O despertar...

    O dia 21/09/2024 foi um dia especial, que ficou marcado em minha memória e nos mais de 30 participantes da Primeira…

    1 comentário
  • Velhos hábitos, velhos resultados

    Velhos hábitos, velhos resultados

    Velhos hábitos não abrem novas portas Nesta última semana do ano, já próximos da virada de ano para 2.022 costumamos…

    1 comentário
  • O combate ao epistemicidio africano

    O combate ao epistemicidio africano

    Nasci em 1975 e me lembro claramente de aspectos racistas e de desconstrução em minha infância. Meu finado avô Tomaz…

    2 comentários
  • A complexidade e os atrasos em times de desenvolvimento

    A complexidade e os atrasos em times de desenvolvimento

    Atrasos em times de desenvolvimento sempre é um tema polêmico no qual vários autores, especialistas já despenderam…

    11 comentários
  • Diversidade corporativa - o que precisamos saber a respeito?

    Diversidade corporativa - o que precisamos saber a respeito?

    Neste sábado, eu participei de um rico painel com o Evandro Santos e com o professor Thiago Amparo, no projeto Lira pro…

    3 comentários
  • A cultura organizacional na pandemia e isolamento social

    A cultura organizacional na pandemia e isolamento social

    No dia 04/08/2020, eu fiz a abertura do Exponential, evento organizado pela Ponto Mais e o Distrito com o tema…

    4 comentários
  • O todo poderoso onboarding

    O todo poderoso onboarding

    Quanto custa contratar um profissional que não dá certo? E quando ele dá certo parcialmente? Por que excelentes…

    10 comentários
  • Cultura, o sistema operacional organizacional - parte 01

    Cultura, o sistema operacional organizacional - parte 01

    No dia 25/09/2019 fiz uma talk pelo Superlogica Labs iniciando nossa trilha de cultura organizacional e nesse primeiro…

  • Gestão de pessoas no Superlógica Xperience 2019

    Gestão de pessoas no Superlógica Xperience 2019

    Participar de um evento grandioso como o Superlógica Xperience que esse ano conta com mais de 70 palestrantes…

    3 comentários
  • Você tem experiência ?

    Você tem experiência ?

    Não sei se é real mas que belo texto ! Você tem experiência? Num processo de seleção na Volkswagen, os candidatos…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos