Cultura Organizacional e Soft Skills: Por que você precisa saber mais sobre elas.
Por Heloísa Noronha e Daniela Suto
Você sabe o que é Cultura Organizacional?
A cultura organizacional é o conjunto de crenças, atitudes, conhecimentos e regras praticadas pelas pessoas que fazem parte de uma empresa. Suas características orientam e são indispensáveis para uma organização crescer e alcançar seus objetivos e estratégia, pois definem “o que é” a empresa e “porque ela é”.
Também é a forma como a equipe percebe e sente a empresa, sua maneira de ser, clima organizacional, relacionamentos, como negocia, conduz projetos, atende o público e trata os seus colaboradores.
A cultura da empresa é um dos elementos internos mais importantes, capaz de influenciar o comportamento das equipes e subsidiar grandes resultados.
No livro “O que (realmente) funciona”, de William Joyce, 160 organizações foram acompanhadas por um período de 10 anos com o objetivo de identificar o que as mais bem-sucedidas tinham em comum. Dentre os aspectos analisados, destacou-se a CULTURA.
Na Imagem Geosistemas a cultura MUAVETI - “Muito a ver com tudo Imagem!” é o nosso alicerce.
Trata-se de um documento que reúne nossos Propósitos, Princípios, Código de Conduta, Missão, Visão e Filosofia - que são base para o dia a dia de trabalho do Time.
A cultura da Imagem Geosistemas foi sedimentada ao longo de mais de 30 anos de existência da empresa, transparece nas diferentes dimensões da nossa atuação e interação e representa a materialização da nossa ideologia: o jeito Imagem de ser!
Declaramos como componentes centrais da ideologia Imagem os seguintes “Princípios e Propósitos”:
- Princípio da Integridade: Significa ser um só, inteiro, completo, da mesma forma em todas as circunstâncias, mantendo a mesma correção com os colegas, com os clientes, com os fornecedores e com todos os públicos internos e externos.
- Princípio da Qualidade: Significa instituir melhores práticas para todas as atividades dos nossos Negócios, melhorar continuamente, analisando indicadores e estabelecendo metas de melhoria.
- Princípio do Envolvimento: Significa apropriar-se da Ideologia do Grupo Imagem e disseminá-la em todos os meios, internos e externos.
- Princípio da Evolução: Significa evoluir sempre, preparando-se para dar respostas de trabalho em nível crescente, e ainda buscar o entendimento dos requisitos futuros do mercado e do nosso Negócio.
- Princípio da Cooperação: Significa nos apoiarmos mutuamente na construção dos objetivos estratégicos da Imagem. Este Princípio é um guia e suporte para nossa Ideologia e o declaramos de forma especial.
Outra característica forte da Cultura Imagem é a conquista do Cliente. Declaramos SERVIR AUTENTICAMENTE OS NOSSOS CLIENTES como nosso Propósito Central.
Nosso objetivo é crescer como parceiros no sucesso do negócio de nossos Clientes e fortalecer a nossa cultura MUAVETI. Para isso, também cuidamos dos nossos Talentos e Clima Organizacional.
Os colaboradores da Imagem Geosistemas são um dos seus patrimônios, e a Diretriz Estratégica de Desenvolvimento Humano e Organizacional tem como missão manter um ambiente de trabalho agradável, onde todos tenham confiança e orgulho de pertencer.
É essencial que todos compreendam e partilhem dos valores da empresa, pois temos o compromisso de compreender, absorver e viver a Cultura Organizacional para que a nossa verdadeira mensagem possa ser transmitida às pessoas e ao mundo.
A empresa é o reflexo de cada um de nós. A maneira como eu interajo com as pessoas é a empresa. Por isso, aplicamos nossos talentos, inteligência, criatividade, comunicação, conhecimentos, paixão e atitudes para construir a Imagem.
Estas são competências extremamente valorizadas e importantes em uma cultura organizacional e são conhecidas como Soft Skills.
O que são Soft Skill?
As Soft Skills são competências comportamentais ligadas ao relacionamento interpessoal, automotivação, autodesenvolvimento, liderança, comunicação e outras. Em geral, não são ensinadas nas universidades, mas aprendidas com a vida.
Dependem muito da educação e do ambiente em que interagimos e não são fixas ou definitivas. São passíveis de desenvolvimento.
Normalmente, quem escolhe a carreira em tecnologia ou áreas exatas, o faz justamente porque não quer muito se comunicar ou se relacionar. Mas, em todo lugar, temos que nos relacionar e nos comunicar. Inclusive, a comunicação efetiva é apontada como um dos fatores de sucesso!
Qual a importância das Soft Skills para o Fit Cultural?
Hoje em dia, em um processo seletivo, as competências técnicas continuam sendo importantes, mas as Soft Skills ganham destaque cada vez maior.
O que adianta contratar o melhor técnico em determinado assunto, se ele não consegue se relacionar bem com os colegas e com a liderança, gerando conflitos frequentes?
Com certeza você já ouviu algo parecido com: “A parte técnica nós podemos ensinar, mas o comportamento é mais difícil mudar”. Isso é uma crença cada vez mais forte entre os gestores, que são os requisitantes nos processos seletivos.
E as Soft Skills não são só importantes para entrar em uma empresa. Elas são importantes para a permanência nela!
O fit cultural é uma expressão muito utilizada pelos recrutadores, que buscam profissionais com valores, princípios e comportamentos alinhados à cultura da empresa.
Para empresas como a Imagem Geosistemas, que prezam pela colaboração entre as equipes, por exemplo, seria um contrassenso contratar um profissional que não coopera com o time.
Quais as Soft Skills mais valorizados pela Imagem Geosistemas?
Para estar em total alinhamento com a cultura MUAVETI, o jeito de ser da Imagem, valorizamos especialmente algumas Soft Skills, como:
- Integridade;
- Cooperação;
- Proatividade;
- Autodesenvolvimento;
- Curiosidade;
- Busca do Aprendizado;
- Flexibilidade e
- Comunicação.
Na Imagem Geosistemas temos o objetivo de dar suporte ao colaborador na sua jornada, por meio de avaliação e desenvolvimento contínuo. Para isso, atuamos nos seguintes pilares:
- Sinergia com a nossa Cultura: engajamento com Valores e Princípios MUAVETI, bem como a abertura e disposição para vivenciá-los em suas ações;
- Desempenho e Performance: o que o colaborador entrega, concretamente;
- Competências: como essa entrega é realizada, ou seja, as atitudes e comportamentos que valorizamos.
O objetivo é aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores.
Realizamos esse processo por meio de Planos de Desenvolvimento Individual e Programas de Capacitação Comportamental, como, por exemplo, o “EU++”, que oferece treinamentos e atividades práticas com foco em empatia, ownership, inteligência emocional, gestão do tempo, entre outros.
Aqui na Imagem buscamos colaboradores capazes de propagar e vivenciar a nossa cultura Muaveti. Por isso, tão importante quanto o know how técnico é a afinidade do candidato com nossos valores, princípios e modo de agir.