A cultura que está escrita no Power Point… talvez não seja a real

A cultura que está escrita no Power Point… talvez não seja a real

Após um longo processo seletivo, você finalmente conseguiu a vaga. Passando-se algumas semanas (ou meses), você se depara com um ambiente de trabalho bastante diferente daquele que te informaram e que você achava estar indo. Porque isso acontece?

Este problema é mais comum do que se pode imaginar, e muitas vezes a responsabilidade está com a empresa, paradoxalmente, na sua própria cultura.

Quando uma organização escreve sobre sua cultura, na maioria das hipóteses, está colocando um "norte" para guiar sua equipe e as tomadas de decisões. Ela olha para o futuro, raramente para o passado. Ela quer chegar ali, não necessariamente está ali. E isto faz toda diferença.

Uma das razões pelas quais as empresas começam a ter diferenças entre a Cultura Real e a Ideal, é porque elas passam a acreditar que aquilo que dizem, de fato, é a realidade. Sendo assim, não haveria necessidade de se questionar (ou verificar) o que seria, o óbvio.

Se você perguntar a qualquer pessoa como ela é, a resposta mais provável de se ouvir, é uma série de características bem positivas. Se você fizer a mesma pergunta, para um amigo próximo, a resposta virá com algumas observações nem tão positivas assim. E porquê seria diferente com as empresas?

Assim como é difícil encontrar pessoas transparentes e abertas às críticas, também é complicado com as empresas. Exige um conjunto de pessoas-chave com o entendimento de que para se conseguir o sucesso, é preciso ser honesto em primeiro lugar, com nós mesmos. A partir daí, ser verdadeiro com todos que nos rodeiam.

Quando se passa muito tempo no campo do ideal, pode-se perder o contato com o que é real: aqui, agora… hoje.

A cultura de uma empresa não é construída em um Power Point ou em lindas abas de internet. Fundamentalmente, ela tem a ver com comportamentos aceitáveis e estimuláveis socialmente. Sendo imprescindível a atenção aos desvios nestes padrões.

Uma vez que pensamentos e ações que vão de encontro com os valores e missão Ideal da empresa são tolerados, não demora muito para eles passarem a ser os comportamentos dominantes. Uma vez aqui, é muito mais difícil a correção.

Não custa lembrar o óbvio: um conjunto de comportamentos dominantes, de fato, é a cultura real de uma empresa.

Talvez, ela não seja ideal. Lide com ela, a partir daqui.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ryan Sacramento

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos