Currículos - Sua porta de entrada no mercado de trabalho
Você sabe criar e/ou preencher seu currículo?
Com um currículo bem elaborado é possível abrir muitas portas e atraia a atenção dos recrutadores. A organização e a disposição das informações podem fazer a maior diferença e aumentar as possibilidades de você ser chamado para uma entrevista.
Dados Pessoais
Logo no início, coloque seu nome completo, telefone, e-mail, idade, estado civil e cidade. Essas informações são essenciais para que o recrutador consiga bater o olho no currículo e entrar em contato com você com mais facilidade.
Objetivo
A ideia aqui é colocar somente o cargo ou a área de interesse. Evitar inserir mais de uma área. Isso pode confundir o recrutador.
Formação acadêmica
Este espaço é utilizado para você contar um pouco sobre a sua formação, com os cursos e datas de início e término.
Obs.: Considere aqueles que tiveram maior importância para você e que tenham alguma relação com a vaga pretendida. Siga uma ordem decrescente (do mais recente para o mais antigo).
Experiência profissional
Aqui é muito importante você colocar o nome da empresa, cargo, o período em que você trabalhou e as suas principais responsabilidades. Dê uma atenção especial para essas atribuições porque elas servirão de base para o recrutador conhecer algumas das suas habilidades.
Obs.: Siga também uma ordem decrescente (da experiência mais atual para a de mais tempo).
Formação complementar
Mencione aqueles cursos livres com o tema e o nome das instituições onde você os fez. Utilize somente aqueles que estão relacionados à área de seu interesse.
Idiomas e Informática
Seja sincero com relação ao nível de conhecimento que você possui de línguas estrangeiras e ferramentas de informática.
Informações extras
Cite aquelas experiências que não se encaixam nos demais itens. Elas vão ficar organizadas e podem contribuir para você conseguir conquistar a vaga.