CUSTO LOGÍSTICO BRASILEIRO
COMO REDUZIR CUSTOS E MELHORAR A QUALIDADE DO SERVIÇO LOGÍSTICO
A logística está diretamente relacionada à qualidade dos serviços realizados por uma empresa, sempre associada à satisfação dos consumidores. Neste viés, reduzir os custos logísticos sem perder a qualidade dos produtos é um grande desafio frente aos concorrentes diretos e indiretos. Ademais, desenvolver um processo logístico eficiente, certamente garantirá uma melhor dinâmica na distribuição dos produtos por meio de uma roteirização bem planejada e modal apropriado ao tipo de produto oferecido.
O custo de logística é um desafio para o país, o gasto anual (2020) foi de R$ 811 bilhões. O Brasil tem dimensões continentais e é a quinta nação com maior extensão territorial do mundo. Mais de 12% de toda a riqueza brasileira é consumida em logística, segundo a Ilos (Consultoria Especializada em Logística) divide-se entre: 60% de transporte; 31% de estoque; 5% de armazenagem e 4% de administrativo.
Sabe-se que o mercado atual exige das empresas a excelência, seja, na quantidade demandada, na qualidade solicitada e no prazo definido, para tanto, os gestores devem reconhecer a importância do planejamento estratégico voltado para a logística demandada pela empresa, garantindo ações capazes de atingir bons resultados a curto, médio e longo prazo. O planejamento logístico identifica quais são as variáveis dentro do modal utilizado e que afetam as atividades de armazenamento, transporte e entrega, neste sentido, a tecnologia é fundamental no planejamento logístico. Existem Sistemas de Gerenciamento de Transporte, como um TMS, que além de disponibilizar diversas funcionalidades, possibilitam a integração de todos os setores, automatizando as operações e garantindo a eficiência na comunicação, promovendo a segurança e a confiabilidade das informações em tempo real a todos os stakeholders, resultando num aumento da produtividade e minimização de custos em toda a cadeia logística.
Do ponto de vista do planejamento, o primeiro a ser tratado são os processos de roteirização do produto. Com o preço dos combustíveis nas alturas, o custo do transporte atualmente é o responsável pela maior parte dos custos logísticos, representando 63,5% das despesas totais do setor. Sendo assim, ao buscar formas de como reduzir custos logísticos em uma empresa, é muito importante dar uma atenção especial a essa atividade, portanto, roteirize já as cargas para entrega.
Programe manutenções periódicas, faça manutenções preditivas, preventivas e corretivas em tempo hábil, terceirizar um frete não é nada barato, em muitos casos nada seguro. Um calendário com datas de manutenções sempre à vista e uma boa, principalmente no modal rodoviário.
Invista em tecnologia para a automatização de processos. Viver num ambiente com muitas rotinas burocráticas engessadas é cansativo e dificulta a realização de tarefas que deveram ser simples, quando feitas manualmente, estão sujeitas ao risco de erro humano, que pode acabar gerando mais custos, invista num bom software, implemente soluções eficientes que venham oferecer relatórios precisos, redução no tempo de resposta, confiabilidade nos dados e informações full time.
Recomendados pelo LinkedIn
CAPACITAÇÃO - não é segredo que quanto mais capacitada for uma equipe, mais eficientes serão os resultados. Quando os funcionários sabem exatamente o que fazer, quando fazer e como fazer, a qualidade do trabalho aumenta, reduzindo o risco de erros que acarretam em custos elevados para a empresa e como resultado, haverá menos falhas nos processos, menor tempo de entrega, mais engajamento e sinergia entre os envolvidos.
Redução do estoque ou modelo de gestão Just in Time? Dependendo do tipo de produto, adotar essa metodologia japonesa é crucial para atender sob demanda todos os canais envolvidos. Esse modelo de gestão tem como foco a qualidade da operação, redução de desperdícios e redução ou até mesmo eliminação do estoque, já que mercadorias paradas não geram lucro, pelo contrário, geram custos de armazenamento e eventuais desperdícios.
Monitore os principais indicadores de desempenho logístico. A escolha dos KPIs a serem monitorados irá depender da estratégia e objetivos de cada empresa, basicamente precisa identificar quais são as métricas mais importantes para o funcionamento do seu negócio. Podemos citar alguns:
Salienta-se que tais indicadores, variam de acordo com o ramo de atuação de cada empresa, ainda, aliada a uma boa análise dos dados extraídos de cada KPI adotado, em suma, o melhor roteiro para o atingimento das metas do setor.
Por fim, defina metas e objetivos claros e realistas, é por meio dos KPIs, que a empresa poderá avaliar as informações quantitativas e qualitativas para melhorar os processos logísticos, tratando falhas, reduzindo custos, desenvolvendo melhor as rotas e consequentemente, aumentando a sua lucratividade.
“Você não terá dificuldade para provar que batalhas, campanhas e até guerras foram ganhadas ou perdidas principalmente devido à logística”. (General Dwight D. Eisenhower)